No dia em que o país supera a marca de 100 mil vidas perdidas em decorrência da COVID-19, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), declara luto oficial no município. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município neste domingo (9).
De acordo com o Decreto nº 17.409, o luto será por três dias, em memória das mais de 100 mil vítimas que morreram.
Na última sexta-feira, um ato com mil cruzes no Centro de BH criticou a reabertura do comércio. O movimento, de caráter nacional, fez tributo às vítimas da COVID-19 no Brasil e protestou contra o presidente Jair Bolsonaro, chamado de ‘genocida’ pelos manifestantes.
Decreto na íntegra:
DECRETO Nº 17.409, DE 9 DE AGOSTO DE 2020.
Declara luto oficial no Município, por três dias, em memória das mais de cem mil vítimas da covid-19.
O PREFEITO DE BELO HORIZONTE, no exercício da atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 108 da Lei Orgânica,
DECRETA:
Artigo único – Fica declarado luto oficial no Município de Belo Horizonte, por três dias, a partir da data deste decreto, em memória das mais de cem mil vítimas da covid-19 registradas no País.
Belo Horizonte, 9 de agosto de 2020.
Alexandre Kalil
Prefeito de Belo Horizonte
STF e Congresso
Os presidentes do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre, e do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Dias Toffoli, decretaram neste sábado (8) luto oficial em homenagem às vítimas da pandemia no país.
O STF terá três dias de luto oficial. “Jamais vivemos uma tragédia dessa dimensão em nosso país. São 100 mil pessoas que tinham um nome, uma profissão, projetos e sonhos. 100 mil vidas que certamente deixaram sua marca no mundo e na vida de outras pessoas. São filhas e filhos que não mais estarão com seus pais no dia especial de amanhã. São pais que não terão o que festejar neste domingo”, diz um trecho da nota assinada por Toffoli.
O Congresso estabeleceu quatro dias de luto oficial. “Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história recente. O Brasil registra 100 mil vidas perdidas para a covid-19. O Congresso Nacional decreta luto oficial de 4 dias em solidariedade a todos os brasileiros afetados pela pandemia e às vítimas desta tragédia”, publicou Alcolumbre no Twitter.
Na mesma rede social, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também se manifestou.
“Estamos convivendo diariamente com a pandemia, mas não podemos ficar anestesiados e tratar com naturalidade esses números. Cada vida é única e importa.”
Com informações do R7 e Estado de Minas.
Foto: ERBS Jr. / Framephoto / Estadão Conteúdo