Home Belo Horizonte Eleições em BH: Pesquisa aponta reeleição de Kalil no 1º turno

Eleições em BH: Pesquisa aponta reeleição de Kalil no 1º turno Atual prefeito da capital mineira tem 55% das intenções de voto. João Vítor Xavier aparece em segundo com 7%, seguido de Áurea Carolina com 4%.

23 de setembro de 2020, 15h53 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela TV Record em Minas Gerais, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, aponta o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com ampla vantagem na disputa pela cadeira do Executivo municipal.

Segundo o levantamento, o prefeito da capital alcança 55% dos votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor. Atrás dele, está João Vítor Xavier (Cidadania), 7%. Áurea Carolina (PSOL) e Bruno Engler (PRTB) somam 4% cada.

Na sequência, aparecem Rodrigo Paiva (Novo), com 3%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, Lafayette Andrada (Republicanos) e Luisa Barreto (PSDB), com 1% cada.

Os candidatos Cabo Xavier (PMB), Fabiano Cazeca (PROS), Igor Timo (Avante), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marília Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU) somados, têm 2%. Eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 9% e os que não sabem ou não responderam são 12%.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) também lidera a disputa. Nesse caso, ele tem 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem Áurea Carolina (PSOL) e João Vitor Xavier (Cidadania), com 3% cada. Já os eleitores que não sabem ou não quiseram responder são 35% e os que declararam intenção de voto branco ou nulo somam 18%.

O levantamento questionou os entrevistados, ainda, a respeito de sua avaliação da gestão de Kalil à frente da prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados consideram a administração como ótima ou boa. Já 14% avaliam como regular, enquanto 21% classificam a gestão como ruim ou péssima. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Em outra pergunta, 67% disseram aprovar a gestão de Kalil, enquanto 25% afirmaram desaprovar a administração. Outros 8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também avaliou a rejeição. Kalil não receberia o voto de 20% do eleitorado. Nilmário, de 8%; Áurea, de 7%; Engler, 5%, João Vítor, Luisa Barreto e Wadon Ribeiro, 2%. Os demais são rejeitados por 1%. Além disso, 12% rejeitam todos os candidatos e 16% dos eleitores não rejeitam nenhum. Há ainda 17% que não responderam.

No caso do governador Romeu Zema (Novo), 43% declararam que aprovam o seu mandato e 48% disseram reprovar a sua gestão. Outros 9% não responderam ou não souberam responder.

O levantamento do Instituto Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2020. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é MG-02161/2020.

Foto: Rodrigo Clemente/PBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário