Por Estado de Minas
Dos 41 vereadores de Belo Horizonte, 37 vão disputar as eleições municipais deste ano e tentarão seguir com o cargo na Câmara Municipal da capital mineira. Dr. Bernardo Ramos (Novo), Fernando Borja (Avante), Orlei (PSD) e Ronaldo Batista (PSC) são os parlamentares belo-horizontinos que se afastarão da vida política no momento.
Dois vereadores mudaram parcialmente o nome na urna: Hélio da Farmácia (PSD) virou Helinho da Farmácia, enquanto Reinaldo Gomes (MDB) adotou Reinaldo Gomes Preto Sacolão. Os 37 candidatos à reeleição vão disputar com outros 1.525 nomes que tentam ingressar na Câmara de BH.
Neste ano, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), serão 100 candidatos a mais para o Legislativo da capital mineira em relação ao último pleito, em 2016. Nessas eleições, 1.462 concorreram ao Legislativo de BH.
Em 2016, 38 vereadores tentaram a reeleição na Câmara de BH. Porém, somente 18 conseguiram se manter no cargo.
Desde o último sábado, a propaganda eleitoral é permitida por lei. O primeiro turno das eleições municipais deste ano será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será no dia 29 do mesmo mês.
Foto: Abraão Bruck/Câmara Municipal de Belo Horizonte