Belo Horizonte registrou nessa segunda-feira (28), a segunda temperatura mais alta desde 1910, quando essa coleta de dados começou a ser realizada. Os termômetros marcaram 37,3 graus e umidade relativa do ar de deserto, a 13%. E a previsão é que o calorão continue neste fim de semana, podendo alcançar 38ºC no próximo sábado (3), com umidade relativa do ar em torno de 20%.
Segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade entre 13% e 20% já é motivo para que seja decretado estado de alerta.
Nesta quarta-feira (30), a temperatura chegou a 35,5ºC. Para esta quinta (1º), a previsão é de tempo estável, com máxima de 35°C. Já para sexta-feira (2) a previsão é que os termômetros fiquem entre 22°C e 37°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de segunda-feira poderá ser batido na capital neste sábado (3), com temperaturas em torno dos 38ºC. O Inmet alerta que a umidade relativa do ar pode chegar a entorno de 10% – como já aconteceu nos últimos dias.
Há chances de alívio para o domingo (4), quando há previsão da chegada de uma frente fria que deve provocar queda nas temperaturas e melhora na qualidade do ar. Há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.
Para o estado de Minas, a tendência de céu aberto, tempo seco e sensação de calor prevalece sobre praticamente todas as regiões. Maior formação de nuvens sobre a faixa leste – Zona da Mata e vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri -, mas, ainda assim, os níveis de umidade seguem críticos e as temperaturas, lá em cima.
As máximas em Minas serão registradas no Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Triângulo, todas na casa dos 40°C. Para os próximos dias, tendência de chegar aos 43°C.
Cuidados com o tempo seco recomendados pela Defesa Civil de Belo Horizonte:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, e se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Foto: Moisés Silva/O Tempo