O Governo de Minas divulgou os protocolos sanitários para permitir a volta às aulas presenciais no Estado. O documento (que pode ser acessado neste link), divulgado nesta terça-feira (29) prevê nove diretrizes para um retorno considerado seguro pelas autoridades sanitárias estaduais. A data para reabertura das escolas está marcada para a próxima segunda-feira (5).
Dentre as normas sanitárias aprovadas está o controle do fluxo de entrada e permanência na escola, limpeza e desinfecção do ambiente escolar, aferição de temperatura na entrada e garantir a ventilação das salas de aula.
As escolas autorizadas a voltar a funcionar presencialmente também devem garantir distância de 1,5m de distância entre as mesas dos alunos e garantir condições para higiene das mãos de alunos e funcionários.
Regras
Segundo as normas do Executivo, cidades que estiverem na “Onda Amarela”, do programa Minas Consciente, poderão optar pela abertura de escolas de cursos superiores. E as que estão na “Onda Verde” poderão liberar a abertura de escolas de educação básica, fundamental e ensino médio.
No entanto, conforme o próprio Governo de Minas, as prefeituras terão liberdade para autorizar ou não o retorno às atividades, assim como as famílias. Ou seja, a volta ás aulas não será obrigatória.
Foto: Banco de Imagens/Pixabay.