O governador Romeu Zema e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitaram nessa segunda-feira (5), o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para conhecer as estruturas e os equipamentos enviados pelo ministério para ampliar a capacidade de testagem da covid-19.
O ministro Eduardo Pazuello declarou que os lotes das vacinas contra a covid-19 serão distribuídos “igualmente” entre os Estados quando os medicamentos forem aprovados.
Pazuello também afirmou que deve convocar a imprensa para falar sobre o andamento das vacinas em teste no Brasil nos próximos dias.
Na última semana, o Ministério da Saúde informou que acompanha mais de 200 estudos sobre medicamentos contra a covid-19. Entre as vacinas em estágio avançado nos testes estão a da fabricante chinesa Sinovac, a da Universidade de Oxford, a da multinacional Pfizer e a da empresa americana Johnson & Johnson.
Mais testes em Minas
Durante o encontro com o governador, o ministro também anunciou para o Estado a entrega de três equipamentos capazes de detectar o coronavírus. Com os novos aparelhos, a capacidade diária de exames da Funed (Fundação Ezequiel Dias) deve ser ampliada de 700 para 2mil.
Os aparelhos entregues pelo Ministério da Saúde possibilitam automatizar o processamento das amostras, que hoje é feito manualmente, com máquinas extratoras. “Vai permitir ao Estado e municípios que façam estratégias de testagem”, frisou Pazuello.
O aumento da capacidade deve abranger toda a rede de laboratórios voltados para a testagem dos exames para Covid-19 no Estado. Atualmente são 16 unidades, incluindo o Lacen.
Carlos Eduardo Amaral disse, ainda, que a atual fase de combate à doença passa pelo ajuste do controle da enfermidade. Segundo ele, será iniciado o rastreamento de contatos em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Vamos treinar todos os municípios para que todas as UBSs tenham condições de, identificando um caso sintomático, tenha condição de acompanhá-lo e acompanhar todos os que tiveram contato com ele. Havendo necessidade, exames serão feitos”, explicou.
O secretário de Saúde destacou que o prazo de entrega dos resultados dos teste permanece 72 horas.
Pazuello, Zema e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ainda visitaram as instalações do laboratório central da Funed.
Segundo o Governo de Minas, desde o início da pandemia, foram feitos 40 mil exames de covid-19 no laboratório. Atualmente, os resultados são entregues em 72 horas.
Foto: Maurício Vieira/Hoje em Dia