A primeira rodada de pesquisas realizadas pelo Ibope em 25 capitais mostra um cenário com diferenças significativas na maneira como os eleitores avaliam a administração do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa divulgada neste sábado (17), nos extremos, aparecem Salvador (BA), com apenas 18% de satisfação, contra Boa Vista (RR), com 66%.
Quando analisado o percentual de reprovação, essas duas cidades também ocupam os dois extremos. Na primeira capital, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo atinge 62%, enquanto na segunda, 15%.
As duas cidades também são destaque quando analisado o percentual de reprovação. Na primeira capital, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo atinge 62%, enquanto na segunda, 15%.
Apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento do Ibope após o registro oficial das candidaturas.
A média de aprovação do governo Bolsonaro é maior nas capitais do Norte e do Centro-Oeste e menor no Nordeste, no Sul e no Sudeste. Em Goiânia, por exemplo, a aprovação chega a 44% contra desaprovação de 33% (regular: 22%). Já em São Paulo, 27% dão ótimo/bom para o presidente; 48% dão nota ruim/péssima; e 24% apontam desempenho regular.
A última pesquisa nacional do Ibope sobre a aprovação do presidente, concluída em setembro, mostrou uma aprovação do governo Bolsonaro por 40%. Os que consideravam o governo regular somaram 29%. Esse foi o mesmo percentual de brasileiros que achavam o governo ruim ou péssimo.
Com informações do G1 e Metrópoles.
Foto: Marcos Corrêa/PR.