Home Belo Horizonte Previsão do tempo: Forte temporal deve atingir BH no domingo

Previsão do tempo: Forte temporal deve atingir BH no domingo Grande volume de água pode ser registrado nas regiões Central, Leste, Jequitinhonha, Mucuri, Zona da Mata, Metropolitana e em Belo Horizonte.

23 de outubro de 2020, 18h05 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O final de semana em Minas Gerais será com o tempo fechado. A previsão mostra um forte temporal com rajadas de vento está previsto para atingir Belo Horizonte, e o instituto de meteorologia Climatempo emitiu um alerta para a formação de um ciclone subtropical no próximo domingo (25).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aumento da baixa pressão atmosférica causará chuva nas regiões Central, Leste, Jequitinhonha, Mucuri, Zona da Mata, Metropolitana e em Belo Horizonte.

Nesta época do ano é comum um maior volume de água por causa da convergência da umidade associada à baixa pressão. Com isso, a umidade será canalizada para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Um ciclone subtropical, ainda não confirmado, pode se tornar realidade nesta segunda-feira (26) por causa da baixa pressão na costa Sudeste do país.

Se ele ocorrer, atingirá o litoral do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Não há probabilidade de que ele chegue a Minas Gerais.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, para esta sexta-feira (23) também há prognóstico de chuva – mas em volume bem menor. A Defesa Civil emitiu alerta informando que, até as 8h de sábado, são esperados 20 milímetros de precipitações. O vento pode atingir uma velocidade de 45 km/h.

No sábado há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento, e volume estimado de até 30 mm. No domingo (25), possibilidade de pancadas de chuva de intensidade forte a extremamente forte, com raios e rajadas de vento. Volume estimado de até 90 mm.

RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Foto: Defesa Civil/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário