Home Minas Gerais Cerca de 200 pessoas participam de protesto contra a instalação de mineradora no Rola-Moça

Cerca de 200 pessoas participam de protesto contra a instalação de mineradora no Rola-Moça Protesto neste domingo (25) teve início no Mirante dos Veados, em Casa Branca.

26 de outubro de 2020, 12h45 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Organizado pelo Movimento Rola Moça Resiste!, o protesto reuniu cerca de 200 pessoas em um ato contrário à instalação da Mineradora Geral do Brasil (MGB) no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, reserva ambiental localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os manifestantes, mesmo com chuva, saíram em carreata da praça de Casa Branca até o Mirante dos Veados, no distrito de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, um dos quatro municípios ocupados pelo parque, além de BH, Ibirité e Nova Lima.

Os moradores se reuniram em um mirante com cartazes pedindo pela proibição da atividade da MGB no local. Um minuto de silêncio também foi feito em homenagem às vítimas da tragédia da barragem da Vale, que matou 270 pessoas. A data marca um ano e nove meses desde o rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

Na próxima terça-feira (27), o Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) órgão da Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) vai realizar uma reunião virtual, marcada para às 9h, e decidir por meio de votação se libera a mineração na reserva ambiental e, com isso, a reativação da Mina de Casa Branca.

O Ministério Público de Minas Gerais já fez recomendação pela não autorização da atividade mineradora na área do parque. O órgão considerou uma ameaça à preservação da reserva ambiental.

Foto: Ramon Bitencourt/ OTempo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário