Home Governo Bolsonaro: ‘Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina’

Bolsonaro: ‘Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina’ Na sexta, ministro Luiz Fux, presidente do STF, afirmou que deve haver 'judicialização' de critérios para vacinação contra Covid-19.

26 de outubro de 2020, 17h37 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26), a um grupo de apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada que a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 não pode ser decidida pela Justiça. “Entendo que isso [não] é uma questão de Justiça, é uma questão de saúde acima de tudo. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar a vacina. Isso não existe. Nós queremos é buscar a solução para o caso”, disse o Presidente.

A declaração de Bolsonaro, que já se mostrou contra a obrigatoriedade, ocorre depois da manifestação do presidente do STF, ministro Luiz Fux, na última sexta(3). Para o magistrado, haverá uma “judicialização” do tema que é “necessária”. Diversos partidos entraram com ações no Supremo para permitir que estados e municípios tenham autonomia para determinar sobre a obrigatoriedade da vacina.

Fux entende que o tribunal terá de decidir sobre temas como liberdade individual e requisitos para a imunização. No caso do coronavírus, as vacinas ainda estão em processo de desenvolvimento.

Bolsonaro já declarou em mais de uma ocasião que é contrário à vacinação obrigatória. O presidente também já declarou que não confia na CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e pela farmacêutica chinesa Sinovac.

Foto: Carolina Antunes/PR

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário