Por ALMG
Nesta quinta-feira (5/11/20), será realizada a live “Meu voto, minha cidade”, às 18 horas, com transmissão pelo canal da Escola no YouTube. Para o debate, foram convidados os professores da Escola do Legislativo: Alexandre Bossi, Ivan Capdeville e José Alcione Bernardes.
O objetivo é abordar as competências municipais; o papel do voto para a promoção do desenvolvimento local; a importância do voto para vereador; e a cidade como um espaço mais acessível para uma atuação mais cidadã.
A palestra virtual integra a campanha Seu Voto Importa, uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG) que busca estimular o comparecimento às urnas nas eleições municipais. Ela é fruto da ação conjunta entre as duas instituições no projeto Parceiros da Democracia.
Além do debate desta quinta, outra live será realizada por meio da campanha no dia 12 deste mês, também às 18 horas, com o tema “Jovens e as eleições”. Com a participação de estudantes do projeto Parlamento Jovem de Minas, a proposta é discutir a presença da juventude nas eleições, com trocas de opiniões sobre o voto enquanto ferramenta de transformação social.
O objetivo é também abordar a política como lugar da atitude que ultrapassa o voto, passando também pelo envolvimento em organizações que tratam do interesse coletivo e pelo monitoramento dos eleitos.
A primeira live foi no dia 29 de outubro com o tema “O voto e a cidadania no Brasil”. O evento refletiu sobre a história da democracia representativa na política moderna, discutiu também o voto em diferentes sistemas eleitorais e seus impactos.
Democracia – A parceria para estimular o voto foi firmada entre a ALMG e o TRE em 10 de outubro. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de ir às urnas nas eleições municipais de novembro, ainda no contexto da pandemia de Covid-19, que motivou a adoção de uma série de cuidados para a votação, como uso obrigatório de máscara, respeito ao distanciamento social e orientações para que o eleitor vá sozinho e leve sua própria caneta.
Para o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), a presença nas urnas é necessária. “As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia”, defendeu o parlamentar ao assinar o termo de cooperação com o Tribunal Eleitoral.
Foto: Guilherme Dardanhan