Home Minas Gerais Romeu Zema participa da inauguração da Casa Funarte Liberdade

Romeu Zema participa da inauguração da Casa Funarte Liberdade Circuito Cultural Turístico Liberdade ganha mais um espaço voltado para atividades culturais

9 de novembro de 2020, 17h48 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por SECGERAL – Governo de Minas – Central de Imprensa

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (9/11), da inauguração da Casa Funarte Liberdade, no antigo prédio “Rainha da Sucata”, localizado no Circuito Cultural Turístico Liberdade, em Belo Horizonte. O novo espaço cultural será gerido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que pertence ao Ministério do Turismo.

A ideia da nova gestão é de que o prédio se torne um polo artístico, com a maior aproximação da Funarte da cadeia produtiva das artes, além da arte digital e as inovações da era da informação.

De acordo com o governador, a chegada da Funarte à Praça da Liberdade tornará o circuito ainda mais atrativo, contribuindo para a reativação da economia mineira, que depende muito da atividade cultural.

Romeu Zema lembrou os diferenciais e as potencialidades turísticas e culturais de Minas Gerais. “Qual outro estado tem tantas montanhas, cidades e patrimônio histórico, lagos e estâncias hidrominerais? Talvez nenhum outro”, ressaltou.

Fomento e parceria

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que a reinauguração do espaço fomentará várias atividades culturais, como dança, poesia e artes de uma forma geral. “Isso demonstra que existe parceria bem consolidada entre o governo federal e o Governo do Estado”, disse.

Marcelo Álvaro Antônio lembrou que o Estado cedeu o prédio para que o imóvel recebesse um aporte de cerca de R$ 1 milhão, proporcionando assim mais um espaço cultural não só ao cidadão belo-horizontino, mas a todos que visitam o estado e o Circuito Liberdade.

Mola propulsora

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, lembrou que, há 15 dias, o governador Romeu Zema, em parceria com o Ministério do Turismo, assinou um decreto e lançou um projeto de criação da primeira rota turística de Belo Horizonte, que foi o Circuito Turístico Liberdade.

“Daqui deste espaço, ele foi ampliado para a linha da Avenida do Contorno, do projeto de Aarão Reis, de 1896. Queremos que o circuito seja o centro, a mola propulsora do turismo e da cultura na capital, ligando as demais cidades da região metropolitana e, sobretudo, trazendo a periferia para o circuito. A Funarte vem nesse sentido”, explicou.

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário