Em atendimento ao direito de resposta, que o blog entende como natural, publicamos aqui a explicação do Gabinete Militar do governador Romeu Zema sobre a viagem a Joinville em Santa Catarina no fim de semana para participar da campanha do prefeito Adriano Silva (Novo) que disputa vaga na prefeitura da cidade com Darci de Matos (PSD).
No segundo turno das eleições municipais o partido Novo tem na cidade apenas este candidato na disputa pela vaga.
A nota diz que o governador viajou em voo comercial tendo a despesa paga pelo partido Novo.
Sem embargo do juízo de valor expresso no comentário que provocou a nota do GM. É em respeito a esses valores, sobretudo na garantia ao contraditório, que o blog publica os esclarecimentos que se seguem.
“O Exmo. Sr. Governador Romeu Zema viajou a Joinville/SC, na noite dessa sexta-feira, em voo comercial, por decisão daquela autoridade, custeado pelo Partido Novo. Retornará a Minas Gerais da mesma maneira.
O Gabinete Militar do Governador (GMG), por sua vez, esclarece que, por determinação legal, compete a esta Instituição a segurança pessoal do governador, em qualquer ocasião, conforme prescrito na Lei 23.304/2019 e no Decreto 47.777/2019.
O planejamento e a execução das ações referentes à segurança do governador são levadas a efeito exclusivamente pelo Gabinete Militar, visto as questões sensíveis de salvaguarda da autoridade e do próprio Estado envolvidas nesse processo.
Nos deslocamentos previstos, o Gabinete Militar realiza uma detida análise do melhor custo-benefício para o envio da equipe de segurança, primando pelas premissas da eficiência, eficácia, racionalidade, razoabilidade e economicidade”.
Nesse sentido, o deslocamento de militares do GMG para Joinville/SC fundamentou-se, estritamente, no cumprimento de dever legal de segurança governamental”.
Foto: Reprodução/internet