Home Minas Gerais Produção de vacina contra coronavírus está sendo negociada pelo governo de Minas com empresa dos EUA

Produção de vacina contra coronavírus está sendo negociada pelo governo de Minas com empresa dos EUA Memorando de entendimento foi assinado entre as partes

3 de dezembro de 2020, 17h20 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O governo de Minas Gerais está em tratativa com a Covaxx, divisão norte-americana da farmacêutica United Biomedical, para a produção de uma vacina contra o novo coronavírus. Um memorando de entendimento foi assinado entre as partes, sinalizando que, a partir de agora, a empresa e o poder público irão discutir a possibilidade de parceria.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3), pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral, durante entrevista coletiva sobre a situação da pandemia de Covid-19 no território.

“Temos expectativas outras que serão definidas à medida que as ações do memorando de entendimento forem sendo tomadas”, disse.

Amaral também prevê que, caso a parceria seja viabilizada, os testes das fases 2 e 3 da Covaxx sejam realizados por aqui. “Para definir a eficácia dessa vacina”, afirmou.

Em seguida, ainda de acordo com Carlos Eduardo Amaral, a expectativa é apresentar a proteção ao Ministério da Saúde para que ela seja incorporada ao Programa Nacional de Imunização, caso as doses apresentem eficácia e eficiência.

Sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Minas, o secretário reforçou que a elaboração deve ser feita, até o momento, pelo governo federal. “Para que não haja diferença entre os estados nem municípios”, concluiu.

Reunião

O governador Romeu Zema participou ontem de reunião, por videoconferência, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores, para discutir o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. A previsão, segundo o ministro, é que a vacinação possa ser iniciada a partir de janeiro de 2021 por meio do Programa Nacional de Imunizações do SUS.

“O Ministério da Saúde garantiu que teremos vacina para os brasileiros a partir de janeiro do ano que vem, o que é um alento para os governadores. Para nós, o que interessa é ter uma vacina eficaz e com agilidade na produção. O estado de Minas já conta com um plano de contingência para garantir a distribuição a todos os mineiros”, afirmou o governador Romeu Zema.

O ministro Eduardo Pazuello afirmou que vai incluir a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com um laboratório chinês no cronograma de vacinação. A ideia é que sejam adquiridas 46 milhões de doses na primeira fase de produção, ainda este ano.

Opções

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal também já fechou acordo para a compra de cerca de 210 milhões de doses de vacinas em 2021. A produção da vacina está sendo feita pela Universidade de Oxford e acompanhada pela Fiocruz.

As vacinas estão em fase final de estudos e comprovação científica de sua eficácia para, posteriormente, serem registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além delas, o Ministério da Saúde também apresentou os estudos e acompanhamentos realizados para a criação de outras vacinas a partir de parcerias com institutos de pesquisa, ciência e tecnologia do Brasil com empresas nacionais e internacionais. 

Com Agência Minas
Foto: Reuters via BBC

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário