O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta quarta-feira (9), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG).
Oficialmente, ainda não foram informadas as causas da demissão. Mas o cargo de Álvaro que é deputado federal e estava licenciado do cargo é um dos alvos da reforma ministerial que Bolsonaro pretende fazer para garantir a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.
Segundo fontes, Marcelo Álvaro Antônio foi informado sobre a decisão no início da tarde, por volta das 14h30, no Palácio do Planalto.
A decisão de Bolsonaro ocorre após uma suposta troca de acusações em um grupo de WhatsApp, em que Antônio supostamente afirmou que o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) estava em negociação com o Centrão para repassar o Turismo. A informação é da revista Veja.
O agora ex-ministro já havia flertado com a demissão em outubro de 2019, quando foi indiciado pela Polícia Federal por suposto desvio de recursos por meio de candidaturas-laranja nas eleições de 2018.
Foto: José Cruz/Agência Brasil