Por G1
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a Praia Grande, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30), e causou aglomeração na faixa de areia do Canto do Forte.
Em Praia Grande, as praias estão liberadas, inclusive nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A administração municipal decidiu manter as praias abertas após o governo do estado anunciar que não se responsabiliza pela fiscalização nos municípios da Baixada Santista. Durante a visita, o presidente não usava máscara de proteção, medida obrigatória na cidade.
Quando chegou à praia, Bolsonaro foi recebido por banhistas aglomerados que o aguardavam. Muitos estavam sem máscaras de proteção. No local, o presidente cumprimentou a população, tirou fotos, abraçou crianças e idosos, sem fazer o uso de máscara e desrespeitando o distanciamento social.
Ainda na praia, ao ser questionado sobre a continuidade do auxílio emergencial, Bolsonaro disse: “Querem que a gente renove, mas a nossa capacidade de endividamento chegou ao limite”.
A Caixa Econômica Federal (CEF) pagou nesta terça-feira (29) a última parcela do Auxílio Emergencial a 3,2 milhões de pessoas. Isso encerra o calendário de pagamentos do programa, lançado em abril deste ano para apoiar trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia de coronavírus.
Durante sua estadia em Guarujá, onde está desde segunda-feira (28), Bolsonaro ficará no Forte dos Andradas (leia mais abaixo). Ele deixou o local por volta das 9h em uma moto aquática, em direção ao Forte de Itaipu, em Praia Grande, onde chegou cerca de 11h. Ainda na água, Bolsonaro tirou fotos com um grupo de pessoas que fazia um passeio de caiaque.
De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, não há previsão de compromissos oficiais durante o período. O presidente está hospedado no Hotel de Trânsito da Fortaleza, sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.
Ida ao Guarujá
O presidente chegou no começo da tarde de segunda-feira (28) a Guarujá, em sua oitava visita a cidade, onde deverá passar o feriado de Ano Novo, segundo informou a assessoria dele. Durante o réveillon, ele ficará hospedado no Forte dos Andradas, instalação militar que tem sido utilizado para períodos de descanso de Bolsonaro.
Ainda na tarde de segunda, ele participou do jogo beneficente ‘Natal Sem Fome’, na Vila Belmiro, em Santos, no litoral paulista. Durante sua visita ao município, o presidente acenou à população, tirou fotos com diversos convidados do evento, e entrou em campo uniformizado.
O evento beneficente é organizado desde 2005 pelo ex-jogador Narciso, e conta com a presença de astros do futebol nacional e da música. A partida tem como objetivo arrecadar alimentos para serem distribuídos a pessoas carentes.
Neste ano, o jogo teve a presença de ex-jogadores como Léo, Renato, Alex, Marcos Assunção, Amaral, Dodô, Rodrigão, William, Gabriel e Eduardo Marques, de atletas em atividade como o meia Alan Patrick e o atacante Malcom.
Guarujá
Em janeiro de 2020, Bolsonaro passou um período na cidade com a filha caçula, Laura. Ele também foi a Guarujá no carnaval e nos feriados de Nossa Senhora Aparecida e Finados.
Sempre que vai a Guarujá, Bolsonaro costuma sair para fazer passeios pela cidade. Durante o feriado de Finados, por exemplo, deixou o Forte das Andradas para andar de moto. Tomou café em uma padaria e fez fotos com moradores, sempre sem máscara de proteção.
No feriado de Nossa Senhora Aparecida, o presidente passeou pela praia do Guaiúba. No local, cumprimentou apoiadores e fez dezenas de fotos com banhistas, também sem máscara de proteção.
Foto: Reprodução/Facebook