Por Itatiaia
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (30) que vai esperar mais uma semana para decidir quanto ao possível fechamento de atividades na cidade. Ele afirmou que, se os números atuais do monitoramento da doença permanecerem os mesmos, apenas o comércio essencial ficará aberto.
“Não teremos o menor receio de fechar a cidade. Nós estamos dando uma semana para que Belo Horizonte abaixe os números, considerando que a cidade esvaziou. Se a cidade está mais vazia, o nível de contaminação caiu, mas o sistema de CTIs se encontra estável em um patamar muito alto. Estamos avisando à população, ao comércio e aos prestadores de serviço que, em uma semana, se os níveis continuarem como estão e não havendo o decréscimo que nós esperamos, a cidade entrará no nível de fechamento com apenas o comércio essencial aberto”, disse o prefeito.
“Queremos ter a esperança de que com essa diminuição e com um pouco de responsabilidade nós não tenhamos que sacrificar empregos, empresários, e retornar ao fechamento da cidade. Que a população de Belo Horizonte saiba que estamos em uma semana decisiva”, completou.
Conforme balanço divulgado nessa terça-feira (29), Belo Horizonte possui 62.286 casos de covid-19, sendo 2.900 em acompanhamento e 57.540 recuperados. Morreram 1.846 pessoas pela doença.
O RT, índice que mede a velocidade de transmissão do vírus, está em 0,95 (nível verde). A ocupação de leitos exclusivos para covid-19 de UTI está em 78,8% (nível vermelho), e a de enfermaria em 63,8% (nível amarelo). Os indicadores são usados para monitorar a situação epidemiológica da cidade.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH