Home Belo Horizonte Lockdown x fase zero: entenda a situação de BH a partir de segunda-feira

Lockdown x fase zero: entenda a situação de BH a partir de segunda-feira Capital vai recuar no processo de flexibilização social e apenas os serviços essenciais terão aval para funcionar.

7 de janeiro de 2021, 10h24 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por O Tempo

A partir da próxima segunda-feira (11) Belo Horizonte regride à estaca zero no processo de flexibilização social. Com o recuo, apenas os serviços essenciais, como supermercados, padarias, postos de combustíveis e farmácias, terão o aval da prefeitura para funcionar. Conforme o prefeito Alexandre Kalil (PSD), a decisão foi tomada para tentar barrar a crescente transmissão do novo coronavírus.

Mas o que o fechamento de lojas, academias, salões de beleza e outros segmentos significa? A capital passará por um lockdown? O termo em inglês, que pode ser traduzido como confinamento ou bloqueio total, não será o modelo adotado na semana que vem pelo município. De acordo com o executivo e com especialistas, o lockdown é mais rigoroso e impede a população de sair de casa.

Na verdade, BH vai retroceder para a fase zero da flexibilização que, apesar de impor medidas restritivas rígidas, não proíbe as atividades essenciais. Presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano explica que no lockdown as pessoas são proibidas de saírem de casa. “É mais apertado e diferente do cenário de BH”, disse.

No confinamento total, as entradas e saídas da cidade também são fechadas. “Lockdown significa ter horário para estar na rua e razão para estar na rua”, esclareceu o secretário de Saúde, Jackson Machado, em junho do ano passado, quando BH também recuou para a fase zero.

“Ninguém será multado por estar na rua”, ressaltou Estevão Urbano.

Rigidez

O Ministério da Saúde define o lockdown como o nível mais alto de segurança e explica que ele pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde. “Durante um bloqueio total, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e NINGUÉM tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado”, diz trecho de documento expedido pelo órgão.

Na fase zero para enfrentar a pandemia, modelo que será adotado em BH, os moradores são aconselhados a permanecerem em casa, mas não são impedidos de circular pelo município. Além disso, os limites da cidade continuam abertos.

Aviso

Ao anunciar o retorno da fase zero em BH, nessa quarta-feira (6), Kalil lamentou o novo fechamento dos estabelecimentos comerciais, mas garantiu que “não abrirá covas”. “Eu mais uma vez peço desculpa, mas não tive outra alternativa. Não vamos fazer de Belo Horizonte um pandemônio porque nós estamos a dias da vacina e do fim dessa tragédia”, declarou.

Foto: MARIELA GUIMARÃES/O TEMPO

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário