Morreu nesta segunda-feira (11), uma das figuras mais importantes na construção de Brasília. Um político do bem e das boas causas. Ex-Deputado Estadual e Federal, primo de JK e ex-secretário de Estado de Serviços Públicos do GDF, governo José Aparecido.
Nos deixou hoje Carlos Murilo Felício dos Santos. Ele completaria 94 anos agora dia 13 de janeiro.
Nasceu em Diamantina (MG) no dia 13 de janeiro de 1927, filho de Davi Felício dos Santos e de Maria da Conceição Oliveira Santos. Seu primo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi deputado federal em Minas Gerais entre 1935 e 1937, governador do estado de 1951 a 1955 e presidente da República de 1956 a 1961. Foi decisivo para a transferência ao atuar nos bastidores do Congresso Nacional.
Carlos Murilo foi amigo e porta-voz de JK, participou da Frente Ampla, movimento lançado em outubro de 1966 com o objetivo de “lutar pela pacificação política do Brasil, através da plena restauração do regime democrático”. O principal articulador da frente era o ex-governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda, que, embora tivesse participado do movimento que derrubou o presidente João Goulart, passou a combater o regime militar. O movimento contou também com a participação dos ex-presidentes Kubitschek e João Goulart e dos correligionários de ambos, mas acabaria sendo extinto em abril de 1968.
Eu perco um amigo. Triste ver pessoas que trabalharam por JK e por Brasília se irem assim… Estamos perdendo as nossas referências. Muito triste. Mas é a vida.
Texto:
Foto:Arquivo/divulgação