Home Governo Brasil pede ajuda aos EUA para levar cilindros de oxigênio ao Amazonas

Brasil pede ajuda aos EUA para levar cilindros de oxigênio ao Amazonas Embaixada confirma pedido para conter colapso no Estado, Pazuello diz que enviará 6 aviões.

15 de janeiro de 2021, 10h07 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Poder 360

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, recorreu à Embaixada dos Estados Unidos nesta 5ª feira (14.jan.2021) em busca de ajuda para levar cilindros de oxigênio ao Estado do Amazonas. A informação foi confirmada pela representação norte-americana no Brasil.

A embaixada diz que recebeu o pedido e que “está em contato com as autoridades brasileiras”.

Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro disse que “a Força Aérea Brasileira participa de um mutirão, enviando cilindros de oxigênio para Manaus”. O ministro Eduardo Pazuello (Saúde), que também participou da transmissão, afirmou que serão enviadas 6 aviões à cidade.

“Estamos com a 2ª aeronave hoje, entrando em circuito a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos-Manaus e, a partir de amanhã, entram mais 2 aeronaves. Chegaremos a 6 aeronaves no circuito, totalizando algo em torno de 30 mil m3 de transporte a partir de Guarulhos”, disse o chefe da pasta.

A busca pelo apoio dos EUA é uma medida para tentar agilizar o o socorro à cidade amazonense, que vive um colapso na rede de saúde. Segundo Pazuello, a fila de espera para vagas em leitos não para de crescer, alcançando quase 500 pessoas.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) disse que pediu ao ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) o contato com a embaixada, porque um dos aviões brasileiros que conseguiria transportar os cilindros está indisponível.

“O ministro Pazuello e o governador do Estado, Wilson Lima, me disseram que estava em manutenção”, disse Ramos ao Poder360.

Em nota, a FAB disse que os aviões da Força “têm atuado diuturnamente no transporte logístico”.

“Ressalta-se ainda que, na noite desta quinta-feira, uma aeronave C-130 Hércules está em processo de carregamento do produto. Ainda está previsto outro C-130 do Galeão para Guarulhos para carregamento e posterior transporte à capital amazonense”, disse no comunicado. Leia a íntegra da nota no fim do post.

SEM OXIGÊNIO

O estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nesta 5ª feira (14.jan.2021). Com isso, a situação do Estado do Amazonas no atendimento de pacientes com covid-19 se agravou nas últimas horas.

De acordo com o pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, a falta de oxigênio foi registrada em instituições como o Hospital Universitário Getúlio Vargas e serviços de pronto atendimento, como o SPA José de Jesus Lins de Albuquerque

“Há informações de que uma ala inteira de pacientes morreu sem ar”, disse o pesquisador à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

EIS A NOTA ENVIADA PELA FAB:

“A Força Aérea Brasileira tem atuado na Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, realizando missões de transporte aéreo logístico em todo o território nacional, as quais foram intensificadas recentemente para a cidade de Manaus.

Em relação ao transporte de oxigênio para a capital amazonense, as aeronaves da FAB têm atuado diuturnamente no transporte logístico, inclusive com o transporte do produto em forma líquida. As ações estão sendo divulgadas no site oficial e nas mídias sociais da Instituição.

Ressalta-se ainda que, na noite desta quinta-feira, uma aeronave C-130 Hércules está em processo de carregamento do produto. Ainda está prevista outro C-130 do Galeão para Guarulhos para carregamento e posterior transporte à capital amazonense.

O transporte aéreo exige uma logística complexa e, durante o período de pandemia, envolve o trabalho coordenado de diversos órgãos. Além disso, considerando a continuidade das operações, eventuais serviços de manutenção naturalmente são necessários.

As missões da FAB para minimizar os impactos da pandemia no Amazonas envolvem também o transporte de outros insumos hospitalares. Acompanhe todas as ações da FAB nos canais oficiais.”

Foto: Sérgio Lima/Poder360

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário