Na primeira visita oficial em Minas Gerais como presidente do Senado, com eleição realizada no início da semana, o senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM),em Belo Horizonte nesta sexta-feira (4), cumpre agenda de encontros com o governador Romeu Zema (Novo), com o prefeito Alexandre Kalil e com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Agostinho Patrus.
Na visita que segundo assessoria do parlamentar é uma cortesia ao estado, os senadores Antonio Anastasia e Carlos Viana acompanharam o encontro. Os parlamentares discutiram a crise no Estado e alinharam ações em torno das pautas de maior interesse da população mineira.
Na avaliação do presidente da Assembleia e deputado Agostinho Patrus (PV), foi a primeira vez que a Casa Legislativa recebe três senadores mineiro e ressaltou a importância da união entre os parlamentares em prol do povo mineiro.
“Este dia é marcante para Minas Gerais. Recebemos, talvez, pela primeira vez na história, os três senadores mineiros na Casa que representa os 21 milhões de mineiros. A Assembleia de Minas se sente honrada em recebê-los. Trabalhando juntos, deputados estaduais, federais e senadores mineiros, poderemos construir um recomeço para Minas”, concluiu.
Patrus lembrou das lutas históricas de Minas que agora terão ainda mais força no âmbito nacional.
“Temos pautas importantes sobre o ressarcimento das perdas de arrecadação pela Lei Kandir e a instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) no Estado, que pode desafogar a Justiça Federal e agilizar a tramitação dos processos mineiros. Certamente, estas pautas, agora, poderão ter mais atenção de outros Estados e do Congresso Nacional”, destacou.
A pandemia também foi foco de debate, especialmente em relação às estratégias para a recuperação do desenvolvimento econômico e social do País. Na oportunidade, Agostinho Patrus apresentou aos senadores o programa “Recomeça Minas”,uma das pautas prioritárias da ALMG para a retomada da economia mineira.
“Nosso objetivo é incentivar a regularização de dívidas fiscais para que o Estado possa auxiliar empresários e trabalhadores atingidos pela pandemia a retomarem as atividades, de forma a garantir e aumentar a empregabilidade em Minas”, explicou.
União de esforços
A reunião foi seguida de entrevista coletiva à imprensa, realizada no Salão Nobre da ALMG, onde o senador Rodrigo Pacheco também defendeu a construção um programa social em apoio aos mais afetados pela crise decorrente do novo coronavírus.
“A pandemia não acabou e é fundamental que tenhamos uma assistência para as pessoas, seja o auxílio emergencial ou outra proposta”, afirmou o presidente do Senado Federal.
O evento também foi acompanhado por outros deputados estaduais.
Fonte: Com ALMG
Foto: Victor Oliveira / ALMG