Home Política Maia pode assumir liderança da minoria na Câmara

Maia pode assumir liderança da minoria na Câmara

10 de fevereiro de 2021, 11h49 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN Brasil

Deputados da oposição aliados a Rodrigo Maia (DEM-RJ) articulam, nos bastidores, a indicação do ex-presidente da Câmara como líder da minoria na Casa. O objetivo seria dar mais protagonismo a Maia e aproximar as legendas de esquerda de partidos de perfil mais independente.

A ideia foi discutida em uma reunião de Maia com a oposição na semana passada. À CNN, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que a possível indicação de Maia faz parte de uma estratégia ainda em discussão para mudar o perfil da liderança da maioria.

“A oposição é diferente da minoria no parlamento. O que se discutiu foi que a liderança da oposição ficasse com um partido frontalmente contra o governo, mas a minoria poderia incluir gente que nem é base do governo, nem oposição”, contou o parlamentar do PCdoB.

Líder do PDT na Câmara, o deputado Wolney Queiroz (PE) disse que a articulação ainda está em debate, mas avaliou que ela “é inteligente”, porque manteria a oposição próxima das siglas de centro que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) ao comando da Casa.

Segundo Silva, Maia “não disse nem que sim, nem que não”. O ex-presidente da Câmara só pretende tomar uma decisão após consultar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de se desfiliar do DEM por “justa causa”. Procurado, Maia não comentou.

Após ser derrotado na disputa pela sua sucessão no comando da Casa, Maia tem sido aconselhado por aliados a voltar a frequentar o plenário da Casa para manter seu protagonismo. “Liderança não se exerce escondido”, diz outro deputado do PDT.

Nos últimos anos, a liderança da minoria vinha sendo comandada pela oposição. Atualmente, o líder é o deputado José Guimaraes (PT-CE). Assim como as demais lideranças da Câmara, o líder da minoria tem mais tempo de fala nas sessões e participa da reunião de líderes.

Foto: Felipe Rau/Estadão

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário