Home Minas Gerais ‘Não há atraso na vacinação’, afirma PBH sobre imunização de idosos

‘Não há atraso na vacinação’, afirma PBH sobre imunização de idosos Idosos e especialistas questionam a demora para iniciar a vacinação de pessoas acima de 60 anos que não estão em casa de longa permanência

10 de fevereiro de 2021, 16h08 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Estado de Minas

Ainda não há respostas claras para que não tenha sido iniciada a vacinação de pessoas com mais de 60 anos, que não estão em casas de longa permanência, em Minas, conforme reportagem do Estado de Minas.

As secretarias de Estado de Saúde e a Municipal de Belo Horizonte foram questionadas pelo EM nesta quarta-feira (10/-2). “Não há atraso no município”, a Secretaria Municipal de Saúde em nota. Embora a vacinação já tenha sido iniciada em outras capitais, a alegação é que Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Vacinação Contra à COVID-19.

“A Prefeitura segue o cronograma nacional com os critérios definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde.”

A nota informa ainda que, nessa segunda-feira (08/02), foi iniciada a vacinação, após realização de cadastro, de idosos a partir de 89 anos. Mas a secretaria não dá previsão de quando iniciará a imunização para a faixa etária entre 60 e 89 anos.

“É fundamental que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte para que os públicos imunizados sejam ampliados cada vez mais. Com isso será possível melhorar a situação epidemiológica e a pressão na assistência no município”, informa a nota.

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que as pessoas com mais de 60 anos são consideradas grupo prioritário nas campanhas de vacinação. “Entretanto, para a campanha de imunização contra o novo coronavírus, foi necessário fazer o escalonamento de grupos prioritários”, esclareceu em nota.

Posteriormente, conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde, de 29 de janeiro de 2021, os idosos não institucionalizados deverão receber a vacina, conforme envio de doses por parte do Ministério da Saúde. No entanto, não há data definida para cada uma das faixas etárias dentro da ordem de prioridade.

ORDEM DE PRIORIDADE

De acordo com SES-MG

pessoas de 80 anos e mais
pessoas de 75 a 79 anos
pessoas de 70 a 74 anos
pessoas de 65 a 69 anos
pessoas de 60 a 64 anos

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário