Pazuello está na cidade desde sexta-feira, acompanha o enfrentamento á crise sanitária instalada no Amazonas. Ele informou que a ampliação da vacinação começará imediatamente após a liberação para os estados do lote a ser entregue ao Ministério da Saúde no dia 22 deste mês.
O governador Wilson Lima publicou um foto, nas redes sociais afirmando que se reuniu com o ministro para alinhar a execução do “Plano de Aceleração da Vacinação na Amazônia“, que deve começar no estado.
Uma variante do vírus registrada primeiro em Manaus está sendo relacionada ao aumento rápido do contágio na Região Norte do país. Pazuello disse que quer responder a esse recrudescimento acelerando as imunizações.
“Temos que fazer a vacinação em massa e, nesse primeiro momento, vamos vacinar todos acima de 50 anos. Vamos antecipar as vacinas para o Amazonas, sem tirar nada dos outros estados”, disse o ministro ao Portal da Saúde.
O ministro Pazuello que vem sendo investigado por omissão com inquérito em andamento na Polícia Federal, anunciou ainda uma nova estratégia de transferência de pacientes com Covid-19, agora mais focada no interior do estado, atendendo casos médios e graves com uso de UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira.
O estado do Amazonas enfrenta a segunda onda da Covid-19, e alcançou recordes de mortes com diversas internações no mês de janeiro. O sistema de saúde entrou em colapso por superlotação e falta de oxigênio. Muitos pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades.
Com Metrópoles
Foto: Metrópoles