Home Saúde Ministério da Saúde diz que novas doses de vacina só serão entregues daqui a uma semana

Ministério da Saúde diz que novas doses de vacina só serão entregues daqui a uma semana Segundo a pasta, previsão para liberação é de 4,8 milhões de doses da CoronaVac a partir da terça-feira (23); governadores de vários estados tentam reunião com ministro Pazuello para pedir cronograma de vacinação e custeio de UTI

16 de fevereiro de 2021, 10h43 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O Ministério da Saúde afirma que a próxima entrega de novas doses de vacina contra a covid-19 será da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, na próxima terça-feira (23).

A previsão é de 4,8 milhões de doses que, após entregues ao ministério, serão distribuídas aos estados e Distrito Federal. 

O Instituto Butantan confirmou que a expectativa é que a nova remessa seja enviada na próxima semana, mas com 600 mil doses sendo liberadas por dia.

No Rio de Janeiro, por falta de vacina, o cronograma previsto foi interrompido. Ontem, a prefeitura da cidade anunciou que vai interromper a campanha de vacinação contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (17).

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que pessoas de 83 anos serão vacinadas nesta terça (16) e que as próximas faixas etárias terão que aguardar a chegada da nova remessa. 

Até a quinta-feira (11), o Brasil tinha um estoque de 6 milhões de doses de vacina para aplicação nos grupos prioritários, em cerca de 38 mil postos espalhados pelo país. Desde 18 de janeiro, quando começou a imunização, já foram aplicadas mais de 5 milhões de doses.

Por enquanto, foram distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, 9,8 milhões de doses da CoronaVac, e 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importada da Índia, mas que também será produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). 

“A distribuição de doses é realizada a partir do cronograma de entrega escalonado que os laboratórios contratados pelo Ministério da Saúde têm oficializado junto a pasta. Neste sentido, tendo como referência o documento atualizado, a previsão da pauta de distribuição da Etapa 5 é para o próximo 23 de fevereiro, num quantitativo total de doses de 4,8 milhões do Butantan”, afirmou a pasta.

Governadores vão pedir a Pazuello cronograma de vacinação e custeio de UTI

Governadores planejam pressionar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello nesta quarta-feira (17), para discutir medidas de combate à pandemia de covid-19 e divulgar um cronograma detalhado para a distribuição de vacinas diante da declaração do ministro de que toda a população será imunizada até dezembro deste ano.

O encontro está previsto no Fórum dos Governadores do Brasil amanhã, pedido pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática das vacinas.

Chefes do executivo, vinham tentando há semanas a reunião e chegaram a pedir a ajuda do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o presidente da Camara, Arthur Lira para marcar a conversa.

Na pauta do encontro, os assuntos a serem tratados, seria o pagamento pelo custeio de leitos de UTI para Covid. Desde janeiro a transferência de recursos aos estados para manter os leitos foi reduzida pela Pasta, segundo os gestores. E a dificuldade das cidsdes em adquirir medicamentos, devido os preços.

Eles querem também que o presidente Jair Bolsonaro ‘sacione logo’ a MP (medida provisória) que acelera a aprovação de vacinas para uso emergencial no Brasil.

Com R7
Foto: Ministério da Saúde

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário