O mnistro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores convocou seus secretários para uma reunião de emergência nesta segunda-feira (29), às 11h. Bastidores falam em demissão mas com acerto as desafetos.
Como o blog mostrou ontem, um grande embate desse fim de semana, vem colocando mais combustível para sua saída da pasta do Ministro das Relações Exteriores.
O chanceler atacou a senadora Kátia Abreu no sábado, acusando-a de fazer lobby a favor do 5G e da China, com mensagens postadas no Twitter, faltando dos bastidores da conversa. Katia Abreu rebateu falando em uma cortina de
“cortina de fumaça” os ataques para tirar a “credibilidade” do Senado em meio ao processo de cobrança pelas vacinas, conforme apontou o blog da jornalista Andréia Sadi.
A senadora chamou o ministro de ‘marginal’ que também foi duramente criticado por outros parlamentares.
“O Brasil não pode mais continuar tendo, perante o mundo, a face de um marginal. Alguém que insiste em viver à margem da boa diplomacia, à margem da verdade dos fatos, à margem do equilíbrio e à margem do respeito às instituições. Alguém que agride gratuitamente e desnecessariamente a Comissão de Relações Exteriores e o Senado Federal”, afirmou a senadora.
De acordo com Kátia Abreu, Ernesto resumiu em um tuíte um encontro de três horas em que ela teria alertado o ministro sobre os prejuízos que um veto à China na questão 5G, entre vários outros temas.
“Se um Chanceler age dessa forma marginal com a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da República de seu próprio país, com explícita compulsão belicosa, isso prova definitivamente que ele está à margem de qualquer possibilidade de liderar a diplomacia brasileira”, afirmou, na nota.
Em áudio enviado a senadores, mais cedo, ela pediu aos colegas uma “reação séria” às postagens de Araújo, que, segundo ela, estaria afirmando que o Senado se vendeu ao lobby chinês.
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), voltou a criticar o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Neste domingo (28.mar.2021), o congressista lamentou as declarações do chanceler a respeito da senadora Kátia Abreu (PP-TO).
“No momento em que há um grande esforço para a pacificação e o entendimento, lamento muito que justamente o responsável por nossa diplomacia venha a criar mais um contencioso político para as instituições. O Brasil e o povo brasileiro não merecem isso”, escreveu o senador
No momento em que há um grande esforço para a pacificação e o entendimento, lamento muito que justamente o responsável por nossa diplomacia venha a criar mais um contencioso político para as instituições. O Brasil e o povo brasileiro não merecem isso.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) March 28, 2021
Outros senadores também saíram em defesa de Katia Abreu, inclusive o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, “A tentativa do ministro Ernesto Araújo de desqualificar a competente senadora Kátia Abreu atinge todo o Senado Federal.E justamente em um momento que estamos buscando unir, somar, pacificar as relações entre os Poderes.
Essa constante desagregação é um grande desserviço ao País”, disse.
Também se manifestaram, Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues, Simone Tebet e Humberto Costa. Todos contrários à postura do chanceler e em apoio à Kária abreu.
Cortina de fumaça
O blog da jornalista Andréia Sadi diz que troca de farpas entre Araújo e Abreu pode ter sido orquestrada.
Com G1
Foto: Reprodução/YouTube/Itamaraty