Home Brasil Dia do Jornalistas: FENAJ divulga levantamento de profissionais vítimas da Covid-19

Dia do Jornalistas: FENAJ divulga levantamento de profissionais vítimas da Covid-19 Brasil tem maior lista de mortes pela doença também na área da comunicação.

7 de abril de 2021, 08h24 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O dia do jornalista comemorado nesta quarta-feira (7), que entre os motivos importantes e homenagens, tem o objetivo assegurar os direitos à classe jornalística, traz um levantamento triste para os profissionais da área com relação a Covid 19. Entre abril de 2020 e março de 2021, 169 profissionais morreram no Brasil.

Os dados são  da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgados ontem (6), que indica o maior número de jornalistas profissionais mortos pelo novo coronavírus.

O levantamento faz parte do dossiê “Jornalistas vitimados por Covid-19”, referente ao primeiro trimestre de 2021 com elaboração do Departamento de Saúde da FENAJ, que contou com reportagem, coleta de dados e também, de informações recebidas junto aos sindicatos de jornalistas do país.

Em três meses, o número de mortes neste ano supera todo o ano de 2020. Já são 86 vítimas – 8,6% maior que no total de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro.

Os estados com maior número de mortes de jornalistas são Amazonas, Pará e São Paulo, com 19 ocorrências cada, seguido do Rio de Janeiro (15) e Paraná (13).

Na categoria, a maioria dos casos é na faixa etária dos 51 a 70 anos (54,9% das mortes) e entre homens, sendo que entre as vítimas fatais da doença, 9,8% são mulheres jornalistas.

A FENAJ alerta que os dados podem estar subnotificados e que o dossiê é atualizado de maneira constante.

 

 

 

Foto: divulgação (2008,Jornalistas reunidos em uma coletiva de imprensa).

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário