O ex-vereador que ficou popularmente conhecido como Pinduca das ambulâncias, morreu no fim da manhã deste domingo (11), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por complicações da Covid-19. De acordo com a assessoria, Pedro Ivo Ferreira Caminhas,o Pinduca, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias por volta das 11h15 e não resistiu.
Ele tinha 68 anos e foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito em Betim. Ficou conhecido como o Pinduca das Ambulâncias na cidade e com o bordão: “O dinheiro que eu ganho com o povo, eu gasto com povo”.
Pinduca estava internado desde o dia 24 de março no Hospital da Unimed, em Betim, e no dia 28 foi intubado.
O velório e o enterro eram definidos pela família.
Trajetória
Comerciante há mais de 30 anos, o político era conhecido pelo bordão “o importante não é falar bonito, é fazer”. Natural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Pinduca morava no bairro PTB, em Betim, na Grande BH, região onde criou seus filhos.
Ele foi vereador em Betim por dois mandatos, entre os anos de 1992 e 2000, e, assumiu, em 2001, pela primeira vez, uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Ferais (ALMG), na época aberta pelo então deputado estadual, Ronaldo Canabrava. Depois disso, o comerciante foi reeleito por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2011. Pinduca também foi vice-prefeito nos dois primeiros mandatos de Carlaile Pedrosa, entre 2001 e 2008.
Em 2016, Pinduca, mesmo não tendo conseguido ser eleito pelo voto popular, ele assumiu seu quinto mandato na Assembleia de Minas, após ocupar a vaga deixada por Fábio Cherem, na época do PSD, que licenciou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo estadual.
A região de atuação política do comerciante era a Central e, na ALMG, também integrou as comissões de Trabalho, da Previdência e da Ação Social; de Assuntos Municipais e Regionalização e de Segurança Pública.
Com o Tempo Betim
Foto: divulgação