Um dia após dizer que o Brasil ainda negociava os termos sobre a realização da Copa América no Brasil, o
presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bateu o martelo na noite de terça-feira (1º), confirmando o evento em terras brasileiras, com previsão para o início no dia 13 de junho. Nos últimos dois dias, o governo tem recebido críticas com a chegada da competição ao Brasil, onde o Coronavírus já deixou mais de 460 mil mortos.
Bolsonaro disse que até o momento, cinco governadores teriam demonstrado interesse em receber o torneio. O presidente, no entanto, só citou quatro estados.
“Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Até agora, já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. E mais um agora, que chegou um pouco atrasado, também se prontificando a sediar a Copa América. Então, ao que tudo indica, seguindo os mesmos protocolos [sanitários], o Brasil sediará a Copa América”, declarou.
Após o anúncio do presidente, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, compartilhou uma publicação nas redes sociais informando que serão apenas quatro estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Procurada, a assessoria da Casa Civil afirmou que Mato Grosso sediará a Copa América, e não Mato Grosso do Sul, como informou Bolsonaro. Pelas redes sociais, o ministro Ramos, escreveu:
“Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público”, publicou em sua conta oficial no Twitter. Ontem (31), Ramos havia dito que o governo ainda negociava os termos da realização do campeonato no país.
Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O 🇧🇷 que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana,sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público.
— Ministro Luiz Ramos (@MinLuizRamos) June 1, 2021
Copa América
A Copa América, ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, com a participação de dez seleções divididas em dois grupos. Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai estão no Grupo A. Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela formam o Grupo B.
Antes do Brasil se tornar sede, a Argentina e Colômbia, haviam negado á Commebol de sediar o torneio que é considerado o principal da America do Sul.
Com Metrópoles
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil