Home Belo Horizonte BH ainda vai ter onda de frio até domingo

BH ainda vai ter onda de frio até domingo

22 de julho de 2019, 20h30 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

Com a temperatura mínima de 12,1º na capital mineira nesta segunda-feira (22), a previsão para esta semana é que a massa de ar fria que está atuando em Minas Gerais, perca a força e que o frio comece a dar trégua, ainda que de forma tímida.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (24), a mínima em Belo Horizonte será de 12ºC e a máxima alcançará os 24ºC. E por enquanto, não há previsão de chuva para a cidade. Já a temperatura máxima deve atingir até 26ºC até a próxima sexta-feira.

As baixas temperaturas vêm atingindo a capital mineira por pelo menos duas semanas. No interior do estado, a temperatura também vai aumentar gradualmente, sendo que a máxima deve ficar entre 33°C e 34°C, e a mínima entre 7°C e 9°C.

Um morador de rua de 61 anos que morreu no dia 7 de Julho, na praça Salermo, no bairro Aparecida, região Noroeste de Belo Horizonte, pode ter sido a primeira vítima do frio em BH. No dia da morte, quando o homem dormia na rua, a capital mineira registrou a temperatura mais baixa desde 1975, marcando 5,7°C.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), informou que em BH existem cerca de 4,5 mil moradores em situação de rua. Atualmente os abrigos e albergues da capital têm a capacidade de 1060 vagas. Contudo, o número de abrigados por ser maior, já que uma família é contabilizada como uma vaga.

O órgão informou que acompanha os moradores em situação de rua da capital e o aumento do frio nesta época do ano. Devido a baixa temperatura, o abrigo São Paulo, na rua Elétron, número 100, no bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital, abriu mais 20 vagas no início deste mês.

Quanto ao número de mortes em decorrência do frio, a secretaria informou que, desde 2017, início da gestão atual, não há registro de mortes por conta da baixa temperatura da capital. A secretaria não conseguiu levantar os dados da gestão anterior.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário