Home Belo Horizonte Câmara de BH aprova Projeto de Lei que regula transporte de aplicativo

Câmara de BH aprova Projeto de Lei que regula transporte de aplicativo

24 de julho de 2019, 19h08 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

A última versão do projeto de lei 490/18, que regula aplicativos de transporte, foi aprovado nessa terça-feira (23), na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Agora o texto segue para o prefeito Alexandre Kalil, que tem 15 dias para sanção ou veto.

O PL recebeu mais de 30 emendas e subemendas parlamentares e foi votado em primeiro turno em dezembro de 2018 e, em segundo, no último dia 11. De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei determina que as empresas que oferecem o transporte individual por aplicativos devem receber autorização da BHTrans e atender a critérios mínimos, como a presença da matriz ou de uma filial na cidade.

O projeto ainda estabelece que seja feito um pagamento de contrapartida para a cidade pelas empesas que realizarem ou intermediarem o transporte.

A emenda mais polêmica era a que determinava a obrigatoriedade para que os motoristas de aplicativos rodassem apenas em veículos sedans e com no mínimo 85 cavalos. Horas antes da aprovação em segundo turno, o prefeito Alexandre Kalil se reuniu com motoristas de aplicativos e taxistas e decidiu retirar a emenda.

Pelo acordo, ficou definido que a idade máxima dos veículos em circulação será regulamentada pela BHTrans e deve ser definida em sete anos de uso, seja para o serviço de táxi ou aplicativo.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário