Por Poder 360
Pesquisa PoderData realizada nesta semana (19-21.jul.2021) mostra que mais da metade da população considera o presidente Jair Bolsonaro como o maior responsável pela atual situação da covid-19 no Brasil. É o 2º aumento seguido do número: no final de abril, eram 43%; em junho, 46%. Hoje são 51%.
Outros 12% atribuem a responsabilidade pela situação da covid ao governador do seu respectivo Estado, uma queda de 6 pontos em relação a 3 meses antes. A parcela dos que culpam o descaso da população é de 24%.
O Brasil teve relativa melhora nos números da pandemia no mês e meio que separa este levantamento do anterior: o número de casos e óbitos registrados por dia diminuiu, mas ainda são mais de 1.000 mortes por dia, pela média móvel. Ainda é um patamar próximo ao dos piores momentos da pandemia no Brasil em 2020.
Paralelamente, a imagem do presidente sofreu desgaste com a atividade da CPI da Covid, que investiga supostas irregularidades em contratos de aquisição de vacinas pelo governo federal. Esta mesma rodada do PoderData mostrou que as taxas de reprovação ao presidente e ao governo estão no ápice.
Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
ESTRATIFICAÇÃO
O PoderData destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos entrevistados a respeito do responsável pela atual crise do coronavírus no país. A resposta mais escolhida (51%) foi “Jair Bolsonaro”. A soma dos que atribuem responsabilidade a outros é 43% .
Quem mais culpa Bolsonaro
- mulheres (59%);
- os que têm de 45 a 60 anos (60%);
- os moradores da região Nordeste (57%);
- os que têm ensino superior (63%);
- os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (64%).
Quem menos culpa o presidente
- homens (42%);
- os que têm de 25 a 44 anos e aqueles que têm mais de 60 anos (47%);
- os moradores da região Centro-Oeste (23%);
- os que têm ensino fundamental (44%);
- os que estão desempregados ou não têm renda fixa (45%).
CRISE DA COVID X AVALIAÇÃO DE BOLSONARO
Entre os que avaliam o presidente como “ótimo” ou “bom”, só 8% avaliam que o chefe do Executivo como o maior responsável. Outros 33% culpam a população e 35%, os governadores. Dos que consideram Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, 73% o apontam como responsável.
PODERDATA
O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
PESQUISAS MAIS FREQUENTES
O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.
Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.
Foto: Sérgio Lima/Poder360