Home Política TCU suspende julgamento sobre auditoria das urnas eletrônicas

TCU suspende julgamento sobre auditoria das urnas eletrônicas Suspenção ocorre após pedido de vista do ministro Jorge Oliveira

11 de agosto de 2021, 17h35 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

O julgamento sobre a auditoria das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras foi suspenso no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta quarta-feira (11). A decisão ocorre após pedido de vista do ministro Jorge Oliveira. A decisão ocorre após o voto do relator do processo afirmar que o sistema brasileiro é auditável e seguro.

O TCU julgava em plenário nesta terça uma auditoria sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Em informação adiantada pela âncora da CNN Daniela Lima, o relator do processo, o ministro Bruno Dantas, julgou o modelo brasileiro “plenamente auditável, sem a intervenção humana e sem nenhum registro de fraude comprovado na votação eletrônica desde a sua instituição”.

Dantas ainda afirmou que “blindado é o nosso regime de liberdades, blindados são os nossos valores democráticos, blindado é o nosso plexo de garantias fundamentais, blindado deve ser o nosso compromisso irrenunciável com a Constituição que juramos respeitar, cumprir e fazer cumprir”.

O julgamento ocorre um dia após a Câmara rejeitar uma Proposta de Emenda Constitucional que propunha um sistema impresso nas eleições brasileiras. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), participou de uma cerimônia com veículos blindados, promovida pela Marinha.

Oliveira pediu 60 dias de vista. O argumento do ministro é que seria um desrespeito com os parlamentares seguir com tal julgamento um dia depois da derrota da PEC na Câmara. Ele ainda criticou a decisão do relator, afirmando que “blindado devem ser os nossos normativos e decisões do colegiado. Esse processo era sigiloso e a imprensa teve acesso”.

O ministro é aliado de Bolsonaro. Ele foi nomeado ao TCU pelo presidente, sendo que antes ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário