O MDB emitiu nota em tom crítico às falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a apoiadores nos atos deste 7 de Setembro. A sigla classificou as manifestações do chefe do Executivo federal como “lamentáveis” e “afronta” aos demais poderes.
A legenda, por meio do presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirma ainda que, com os discursos em ameaça a membros do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro “tenta desviar dos problemas reais: inflação de alimentos, combustíveis, crise fiscal, hídrica, desemprego e baixo crescimento”.
“O MDB respeita divergências programáticas, mas se aferra à Constituição, que determina a independência harmônica entre os poderes. Contra isso, o próprio texto constitucional tem seus remédios em defesa da democracia, que é sinônimo da vontade do povo”, defendeu o partido.
Reações partidárias
Mais cedo, siglas como o PSDB e o PSD sinalizaram apoio ao impeachment do presidente. O presidente dos tucanos, Bruno Araújo, anunciou a convocação de uma reunião extraordinária para tratar da posição do partido em relação ao possível processo.
A mensagem de Araújo convocando a reunião foi publicada pouco tempo após Bolsonaro adotar tom de ameaça ao Judiciário durante discurso feito a apoiadores reunidos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Com informações do Metrópoles.
Foto: TIAGO QUEIROZ/Agência Estado