Por Metrópoles
Cerca de 69% dos brasileiros avaliam que a situação econômica do país piorou nos últimos meses, revela pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta segunda-feira (20/9).
A taxa equivale ao dobro do percentual de brasileiros que, em 2019, tinham a mesma opinião. Pesquisa realizada em julho daquele ano mostrou que 34% das pessoas achavam que a economia estava pior. As informações foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo.
Além disso, a visão negativa sobre o atual momento da economia brasileira se assemelha ao registrado durante os governos dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Em junho de 2015, 82% das pessoas avaliavam que a economia do país havia piorado nos últimos meses. Três anos depois, em junho de 2018, esse percentual era de 72%.
A pesquisa divulgada hoje foi feita entre os dias 13 e 15 de setembro. Foram ouvidas 3.667 brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para baixo ou para cima.
Entre os apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), 36% acreditam que a economia piorou nos últimos meses. Outros 31% acham que houve melhoras e 32%, que ficou estável.
Foto: Michael Melo/Metrópoles