Home Belo Horizonte Ministério Público recebe denúncia contra presidente da Câmara

Ministério Público recebe denúncia contra presidente da Câmara

8 de agosto de 2019, 21h35 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (PRTB), foi denunciada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por fazer uso irregular do carro oficial da presidência. Na última semana, a parlamentar foi ameaçada às vésperas da cassação do vereador Cláudio Duarte (PSL).

A presidente do legislativo municipal compareceu ao MPMG nessa terça-feira (6) e segundo Nely, “me coloquei à disposição, sou servidora pública e tenho sim que ser investigada. Estou à disposição do Ministério Público e da Polícia Civil, de qualquer órgão competente que queira investigar”, completou a vereadora.

Segundo o MPMG, a denúncia é baseada em imagens que mostram o filho da vereadora sendo buscado na porta da escola de carro. O vídeo foi usado para ameaçar Nely um dia antes da cassação de Cláudio Duarte. O órgão vai apurar se há irregularidade no caso.

O assunto repercutiu na reunião plenária dessa terça-feira (6), a vereadora se defendeu das acusações e disse que “as intimidações se tornaram vergonhosas”. “Utilizaram imagens do meu filho para me ameaçar e, agora, me intimidar. É vergonhoso. Mas, não vou ceder”, disse a presidente da Casa.

Por nota, a assessoria da Câmara Municipal informou que “o contrato de locação de veículos e sua regulamentação normativa confere a possibilidade do uso do veiculo para: garantia da integridade física dos vereadores e mesmo proteção de seus familiares, em situações excepcionais, como no presente caso em que uma criança de seis anos está sendo monitorada”.
A nota ainda acrescenta que o “uso do veiculo está sob supervisão do serviço de inteligência e segurança institucional a fim de assegurar o regular exercício do mandato, a garantia das prerrogativas dos parlamentares e interesses institucionais do poder legislativo”.

Em uma rede social, a vereadora Nely Aquino divulgou uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (8) informando que o autor da denúncia é Giovanni de Carvalho Leite, irmão de Mário José de Carvalho Leite (ex-assessor do gabinete do Cláudio Duarte, vereador cassado pelos meus pares na Câmara Municipal). E ainda de acordo com a parlamentar, as mesmas imagens usadas para intimida-la e ameaçar a vida de seu filho, foram usadas para “levantar uma falsa denúncia de improbidade administrativa”.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário