Estamos no período tradicionalmente lembrado pela movimentação do Outubro Rosa, com foco na prevenção ao câncer de mama. Mas a área de saúde em Belo Horizonte tem outro marco especial neste mês. É que o Orizonti, Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade – que complementa e amplia os serviços oferecidos pela Oncomed Tratamento Médico Integrado –, acaba de completar o primeiro ano de atuação.
Idealizado pelos oncologistas Amândio Soares Fernandes e Roberto Porto Fonseca, mais do que um hospital geral e muito mais que um lugar para tratar doenças, o centro de saúde tem foco, acima de tudo, em promoção da saúde, tendo a longevidade como propósito.
Inspirado nesse pilar, o Instituto Orizonti prevê um cuidado multidisciplinar, que passa pela prevenção, tratamento e pela reabilitação integral do paciente. O centro de saúde oferece cerca de 50 especialidades médicas que vão desde medicina do esporte, até ortopedia, cardiologia e neurocirurgia.
De acordo com um dos diretores do Orizonti, Roberto Porto Fonseca, toda essa estrutura visa a resolutividade, otimizando o tempo do paciente, que tem ao seu dispor um amplo portfólio de serviços em uma estrutura hospitalar inovadora que permite segurança assistencial e longevidade.
Desde a inauguração o centro de saúde já realizou quase nove mil exames, mais de nove mil consultas ambulatoriais, aproximadamente 4,5 mil internações hospitalares, além de 4,2 mil cirurgias, sendo 100 delas robóticas, uma modalidade em plena sintonia com as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo atualmente.
Conforme Fonseca, outro propósito do Instituo Orizonti é colocar a tecnologia a serviço do bem-estar do paciente. O investimento nas cirurgias robóticas, por exemplo, é um dos principais focos de desenvolvimento das equipes. “Estamos voltados para que esse tipo de procedimento ganhe cada vez mais espaço em nossa atuação. Afinal – além de ser minimamente invasivo –, apresenta inúmeras vantagens. Entre elas, a recuperação mais rápida do paciente, menor tempo de hospitalização e um menor risco de infecção”, observa.
Jornada do paciente – De forma complementar e integrada a todos os cuidados específicos da área de saúde, o hospital também investiu em uma logística diferenciada, com uma estrutura planejada.
Toda a construção foi pensada para criar espaços em que o paciente tenha o máximo de comodidade. No Instituto Orizonti, a jornada do cuidado coloca o paciente no centro de atenção do médico, da operadora de saúde, dos fornecedores e colaboradores. O objetivo é garantir e aprimorar o atendimento de excelência em cada passo, cuidado e serviço durante a permanência do paciente e de seus familiares.
Para isso, existe uma Gerência de Experiência do Paciente, criada para manter o cuidado com foco centrado no paciente e respeito a sua autonomia, além de disseminar uma cultura organizacional voltada para o acolhimento e resolutividade, alinhada à Segurança Assistencial, Satisfação do Paciente e Desfecho Clínico.
Ainda segundo Fonseca, a padronização de condutas e processos – associada às linha de cuidados –, é o que torna os resultados mais efetivos e alinhados ao nosso propósito. “Medicina não é ciência exata, mas temos que buscar maior assertividade, diminuir a variabilidade do contexto e aumentar a resolutividade”, conclui.
Foto: Reprodução