Por Itatiaia
A greve dos tanqueiros encerrou, nesta sexta-feira (22), em todo o país. O anúncio foi feito pelo Sinditanque, sindicato que defende a categoria, no início desta tarde.
Apesar da suspensão, a categoria ainda “aguarda uma posição do governo do Estado referente às alíquotas do ICMS”.
A paralisação iniciou nessa quinta-feira (21) em repúdio ao preço do diesel, e deixou vários postos de Minas Gerais sem abastecimento.
Tanqueiros que aderiram ao movimento explicaram que precisam da redução dos preços dos combustíveis e também do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em virtude dos valores baixos dos fretes.
O Governo de Minas havia informado, por meio de nota, que os últimos reajustes ocorreram pela Petrobas e não pelo ICMS.
Além disso, o governo estadual destacou que existe uma proposta para ser discutida em Brasília referente à taxação única do ICMS. Conforme o governo, a medida poderia prejudicar o estado com um rombo financeiro aos cobres de Minas.
Falta de combustível
Mais cedo a Itatiaia esteve em alguns postos de Belo Horizonte. Em alguns locais, havia extensas filas, falta de combustíveis, além de registros de aumento de preços.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), a situação pode ser normalizada em 24 horas. “Os caminhões já começam a ser abastecidos normalmente”, explicou.
Foto: João Eduardo