Por Metrópoles
A ida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até a Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (24/11) causou comoção entre os parlamentares. Os oposicionistas gritaram “genocida” e levantaram cartazes com críticas quando o presidente recebeu a Medalha do Mérito Legislativo. Em resposta, parlamentares apoiadores de Bolsonaro responderam gritando “mito”.
Veja o momento em que o presidente recebe a medalha e é alvo de protestos e apoio:
Presidente @jairbolsonaro é chamado de “genocida” ao receber Medalha do Mérito Legislativo.
Homenagem acontece nesse momento na Câmara dos Deputados.
Assista ⏯ pic.twitter.com/uvqlQ5tdBg
— Metrópoles (@Metropoles) November 24, 2021
Medalha do mérito legislativo
Bolsonaro foi um dos homenageados com a medalha Mérito Legislativo. A lista deste ano conta com 32 nomes, sendo 31 autoridades e uma instituição.
Entre os agraciados estão o papa Francisco, o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, o fotógrafo Sebastião Salgado, o educador Paulo Freire, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
A médica cardiologista Ludhmila Hajjar, que rejeitou o convite para assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, e o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro também foram condecorados.
Para entrar no Congresso, o presidente Bolsonaro colocou a máscara após atravessar a pé o Eixo Monumental. Veja:
Presidente @jairbolsonaro coloca a máscara para entrar no Congresso. Ele saiu a pé do Palácio do Planalto cercado por seguranças e jornalistas e entrou pelo Senado para ir até a Câmara acompanhar cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo. pic.twitter.com/tyIACS7VAO
— Raphael Veleda (@raphael_veleda) November 24, 2021
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles