Home Minas Gerais MG notifica mineradoras com barragens em risco

MG notifica mineradoras com barragens em risco No total, 31 unidades apresentam alguma situação de risco na região

13 de janeiro de 2022, 15h56 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Terra

O governo de Minas Gerais, em conjunto com o Ministério Público Federal e Estadual, solicitou a todas as mineradoras que operam barragens em situação de risco no Estado a apresentarem informações adicionais de segurança. No total, 31 unidades apresentam alguma situação de risco na região. As informações foram fornecidas pelo governador mineiro, Romeu Zema (Novo), em entrevista à CNN.

“Notificamos essas mineradoras para que apresentem dados adicionais sobre a segurança dessas barragens para que essas estruturas sejam muito bem monitoradas e acompanhadas”, disse Zema.

As empresas têm um prazo de 24 horas para responder ao questionamento.

O político afirmou ainda que o governo estadual tem monitorado constantemente a situação das barragens. Mas a força das chuvas nos últimos dias criou a necessidade de solicitar maiores informações. Para acompanhar o comportamento dessas estruturas, o poder estadual conta ainda com o apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Esperamos que com isso a gente tenha a condição de dar um acompanhamento adequado”, complementou o governador.

Até o momento, cerca de 17 mil pessoas estão desalojadas em Minas Gerais em decorrência dos temporais. O Estado possui 145 cidades em situação de emergência.

As chuvas intensas obrigaram mineradoras a paralisarem a produção, por questões de segurança. Na segunda-feira, Vale, Usiminas, CSN e Vallourec – que teve no fim de semana a atividade parada pela Justiça, após o transbordamento de um dique de sua barragem -, reportaram impactos nas operações.

Foto: Washington Alves / Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário