Home Belo Horizonte Guarda Municipal reforça segurança em pontos de ônibus do centro de BH

Guarda Municipal reforça segurança em pontos de ônibus do centro de BH

26 de agosto de 2019, 19h52 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

Para aumentar a segurança para os passageiros e coibir crimes no hipercentro da cidade, dez pontos de ônibus passam a contar, a partir da noite desta segunda-feira (26), com a presença de guardas municipais.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os agentes serão posicionados em locais estratégicos, que têm maior movimento de pessoas. “A partir do fluxo de passageiros informado pela BHTrans, a Guarda Municipal selecionou dez pontos de ônibus para implantar a novidade”, explicou a PBH.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, “Com a presença dos guardas também nos pontos de ônibus, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção investe em um modelo que se preocupa com o cidadão e não apenas com o fenômeno da criminalidade”, destacou.

O objetivo da ação é potencializar a operação “Viagem Segura”, em que os guardas embarcam nos coletivos de linhas com maior índice de ocorrências de furtos e de roubos.

De acordo com a Guarda Municipal, a atuação dos agentes nos pontos de ônibus ocorrerá de forma simultânea ao trabalho de embarque em coletivos da avenida Antônio Carlos. Já na avenida Nossa Senhora do Carmo, o planejamento prevê que, após as 20h, os guardas dos pontos de ônibus voltem a reforçar as ações dentro de coletivos.

“Estudos demostram que a ação criminosa se dá quando há o criminoso motivado, uma vítima descuidada e um local sem vigilância. Dessa forma, nossa proposta é ocupar alguns desses pontos de ônibus, dar dicas de segurança para essa população e permanecer nesses espaços no período de maior movimentação, para organizar o espaço público e criar um ambiente seguro”, explicou o secretário.

Foto: Guarda Municipal/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário