Para aumentar a segurança para os passageiros e coibir crimes no hipercentro da cidade, dez pontos de ônibus passam a contar, a partir da noite desta segunda-feira (26), com a presença de guardas municipais.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os agentes serão posicionados em locais estratégicos, que têm maior movimento de pessoas. “A partir do fluxo de passageiros informado pela BHTrans, a Guarda Municipal selecionou dez pontos de ônibus para implantar a novidade”, explicou a PBH.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, “Com a presença dos guardas também nos pontos de ônibus, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção investe em um modelo que se preocupa com o cidadão e não apenas com o fenômeno da criminalidade”, destacou.
O objetivo da ação é potencializar a operação “Viagem Segura”, em que os guardas embarcam nos coletivos de linhas com maior índice de ocorrências de furtos e de roubos.
De acordo com a Guarda Municipal, a atuação dos agentes nos pontos de ônibus ocorrerá de forma simultânea ao trabalho de embarque em coletivos da avenida Antônio Carlos. Já na avenida Nossa Senhora do Carmo, o planejamento prevê que, após as 20h, os guardas dos pontos de ônibus voltem a reforçar as ações dentro de coletivos.
“Estudos demostram que a ação criminosa se dá quando há o criminoso motivado, uma vítima descuidada e um local sem vigilância. Dessa forma, nossa proposta é ocupar alguns desses pontos de ônibus, dar dicas de segurança para essa população e permanecer nesses espaços no período de maior movimentação, para organizar o espaço público e criar um ambiente seguro”, explicou o secretário.
Foto: Guarda Municipal/Divulgação