Home Minas Gerais “Aneel autoriza início de testes de megausina solar em Francisco Sá”, comemora Gil Pereira

“Aneel autoriza início de testes de megausina solar em Francisco Sá”, comemora Gil Pereira

18 de fevereiro de 2022, 17h44 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou nesta quinta (17/02) o início dos testes da Usina Solar Fotovoltaica Francisco Sá, que tem 600 módulos geradores instalados (165 KW cada), suficientes para gerar aproximadamente 100 MW.

Presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa (ALMG), o deputado Gil Pereira ressaltou que este é o primeiro de vários complexos fotovoltaicos que vão operar no município norte-mineiro.

“Francisco Sá tem 453 MW já outorgados pela Aneel para geração centralizada (GC), com vários empreendimentos que entrarão em operação, conforme cronograma técnico, gerando empregos, renda e recursos tributários ao município, a serem revertidos em saúde, educação, asfalto etc. São benefícios para todos”, informou o deputado Gil Pereira.

MG é líder nacional

A vinda de grandes empreendimentos de energia solar fotovoltaica para o Norte de Minas Gerais tornou-se positiva rotina de um novo ciclo econômico, que gradativamente está transformando o perfil regional, além de ter colocado o Estado na liderança do ranking nacional.

A região reúne as condições ideais para a instalação tanto de pequenos e médios sistemas de geração própria (GD), com painéis nos telhados e terrenos de casas, condomínios, empresas e propriedades rurais, quanto de usinas gigantes, devido aos altos índices de irradiação solar durante a maior parte do ano.

Legislação favorável

Além do ambiente naturalmente propício à geração de energia solar fotovoltaica, a posição destacada do Estado é fruto da inovação realizada pelo deputado Gil Pereira na legislação estadual, “luta iniciada há uma década”, através de leis de sua autoria de incentivo ao setor, que atraíram grandes investimentos e reduziram o custo dos equipamentos e das contas de luz dos consumidores.

O deputado Gil Pereira destaca a sua Lei da Energia Fotovoltaica, de nº 22.549/17, que isentou do ICMS a micro e minigeração até 5 MW de potência. “Outra vertente deste trabalho refere-se às linhas específicas de financiamento com juros atrativos, para pessoas físicas e empresas, que solicitei e foram criadas pelo Banco do Nordeste e pelo BDMG, por exemplo, com o objetivo de popularizar ainda mais esta tecnologia, que apresenta tantas vantagens econômicas e ambientais, para que todos os mineiros tenham acesso aos seus benefícios”, declarou Gil Pereira.

Excelentes números

O resultado desta combinação se reflete nos excelentes números alcançados por Minas Gerais, que bateu o recorde de 2 GW em potência da fonte solar e 60 mil empregos gerados, somando grandes usinas, sistemas de pequeno e médio portes (geração distribuída em residências, condomínios comércios e indústrias).

“Ultrapassamos o histórico recorde de 1,5 GW e mantemos a liderança nacional em geração distribuída solar (GDFV), com 17,2% da produção total, além dos projetos e das maiores plantas e fazendas solares (em operação ou construção), como as de Pirapora, Janaúba, Jaíba e Francisco Sá, que nesta etapa somarão mais de 3 GW”, apontou o deputado Gil Pereira.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário