Por Itatiaia
Moradores da Vila Maria, na região Oeste de Belo Horizonte, quebraram vidros da porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ao tentar adentrar ao local. O grupo protesta desde cedo contra o pedido do Executivo municipal de reintegração de posse do terreno, que fica às margens do Anel Rodoviário, que foi aprovado pela Justiça na última sexta-feira (4). Pelo menos, uma pessoa ficou ferida.
Segundo Samuel Costa, líder comunitário da ocupação, a previsão é de que a manifestação permaneça durante todo o dia. “Nós vamos percorrer todos os órgãos públicos a olhar pra esse despejo que está batendo a nossa porta”, destacou.
A expectativa é de que a prefeitura volte atrás. “Os moradores vão resistir com a própria vida. A prefeitura e o estado vão machucar muito pai de família, criança e nós não vamos sair daqui sem respostas,” explicou Samuel.
A avenida Afonso Pena, no sentido Mangabeiras, tem três faixas ocupadas pelos manifestantes. Com muita lentidão, os motoristas conseguem passar apenas pela faixa da esquerda. O trânsito está congestionado desde a altura da praça da Rodoviária.
Pouco tempo depois, um pequeno grupo de manifestantes seguiu para a rua Goiás, em frente ao TJMG, onde quebraram portas de vidro após tentar forçar a entrada no prédio. Um homem, que não teve a identidade revelada, ficou ferido. A confusão foi contida por seguranças do tribunal, policiais militares e guardas municipais.
O homem foi socorrido e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Por volta de 12h, a situação ficou um pouco mais tranquila no local.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de BH e aguarda retorno.
Moradores da ocupação Vila Maria quebraram vidros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ao tentar entrar ao local nesta segunda-feira (7). O grupo protesta contra o pedido de reintegração de posse da PBH
📹Ailton do Vale pic.twitter.com/JGqN0KjR4u
— Rádio Itatiaia (@radioitatiaia) March 7, 2022
Foto: Ailton do Vale/Itatiaia