Por Estado de Minas
O governador Romeu Zema (Novo) lamentou a morte do petista Marcelo Arruda, que foi assassinado por um bolsonarista durante sua festa de aniversário, no sábado, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O governador Romeu Zema (Novo) lamentou a morte do petista Marcelo Arruda, que foi assassinado por um bolsonarista durante sua festa de aniversário, no sábado, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A tragédia ocorrida em Foz do Iguaçu, onde um homem foi morto e outro baleado por desentendimento político, é inacreditável e inaceitável. Todos perdem com o discurso de ódio e divisões do tipo "nós contra eles". A boa política deve ser feita com ideias e respeito.
— Romeu Zema (@RomeuZema) July 11, 2022
Marcelo Arruda era tesoureiro do Partido dos Trabalhadores em Foz do Iguaçu e comemorava seu aniversário de 50 anos com a temática do Lula e do PT.
Durante a festa, o aniversariante e sua família foram surpreendidos com a chegada do bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho.
O apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e agente penitenciário, chegou a ser atingido quando Marcelo agiu em legítima defesa. Ele sobreviveu e está internado em estado grave na UTI.
Preocupação
O ex-presidente Lula (PT) também publicou em suas redes sobre a morte de Arruda, e disse que “precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”. O também pré-candidato Ciro Gomes (PDT) disse no Twitter que “o ódio político precisa ser contido para evitar que tenhamos uma tragédia de proporções gigantescas”.
A senadora e pré-candidata Simone Tebet (MDB) se solidarizou com as duas famílias e disse que “temos todas as condições de encontrar um caminho de paz, harmonia, respeito, amor e dignidade humana para reconstruir o Brasil”.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) também publicou no Twitter sobre a morte do petista, dizendo que dispensa esse apoio e que “a esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”.
Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava o seu aniversário de 50 anos com a família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha.
— Lula (@LulaOficial) July 10, 2022
É triste, muito triste, a tragédia humana e política que tirou a vida de dois pais de família em Foz do Iguaçu. O ódio político precisa ser contido para evitar que tenhamos uma tragédia de proporções gigantescas.
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 10, 2022
Adversário não é inimigo. Que o caso de Foz do Iguaçu/PR faça soar o alerta definitivo. Não podemos admitir demonstrações de intolerância, ódio e violência política. Me solidarizo com as famílias de ambos. Esse tipo de conflito nos ameaça enormemente como sociedade. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) July 10, 2022
– Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018:
Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 10, 2022
Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press