Home Política Recuperação de Bolsonaro tem sido insuficiente para ultrapassar Lula no 1º turno, diz Lavareda

Recuperação de Bolsonaro tem sido insuficiente para ultrapassar Lula no 1º turno, diz Lavareda Cientista político e presidente do Conselho Científico comentou os números da nova pesquisa do instituto Ipespe sobre a corrida presidencial

25 de julho de 2022, 15h16 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

Antonio Lavareda, cientista político e presidente do Conselho Científico do Ipespe, analisou, em entrevista à CNN, a nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (25).

Ao comparar a oscilação positiva do presidente Jair Bolsonaro (PL), de 34% para 35% das intenções de voto, em relação à pesquisa divulgada em 3 de junho, Lavareda considerou que essa recuperação seria insuficiente para que o candidato do PL alcançasse, no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que aparece na frente, com 44%.

“Se mantiver esse mesmo ritmo, Bolsonaro ainda chegaria no dia 2 de outubro com 6% de diferença para o ex-presidente Lula. O que pode ser dito é que o governo tem recuperado e isso era esperado, mas o ritmo é, francamente, insuficiente caso o presidente queira inverter as curvas com Lula no primeiro turno”.

Ele ainda analisou que as recentes ações do governo, como a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Benefícios, há duas semanas, foram razões que explicam parte do crescimento dos números de Bolsonaro na pesquisa.

“O governo deflagrou uma série de ações. Teve uma rodada de inaugurações e obras públicas que beneficiaram os [políticos] incumbentes. Fora isso, ele teve uma ação no Congresso, junto ao Centrão e [o presidente da Câmara] Arthur Lira (PP-AL), de abaixar efetivamente o preço da gasolina e aprovar a PEC dos Benefícios”, analisou Lavareda.

Foto: Reprodução/VEJA

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário