Por CNN
O presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que não pretende mais comparecer ao encontro com empresários do Grupo Esfera e à reunião na Fiesp (Federação da Indústria dos Estado de São Paulo), compromissos previstos para próxima semana, dia 11.
A informação foi confirmada à CNN por integrantes da campanha à reeleição e do Grupo Esfera, que tem promovido uma série de reuniões com autoridades e políticos de direita, centro e esquerda, com a presença de representantes do PIB (Produto Interno Bruto).
O motivo alegado para o cancelamento foi imprevisto de agenda, mas, nos bastidores, a avaliação de aliados é de que o presidente não quer ser cobrado a assinar documento favorável à democracia.
O jantar e a reunião ocorreriam no mesmo dia para a qual foi marcada manifestação na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) em defesa da democracia.
A estratégia seria justamente, na visão de aliados do presidente, fazer um contraponto à manifestação e mostrar que o mandatário do Palácio do Planalto não está isolado.
Procurada pela CNN, a assessoria de imprensa da Presidência da República ainda não se manifestou sobre a decisão do presidente.
Na semana passada, Bolsonaro disse que respeita a Constituição Federal e a democracia. Durante a convenção do Progressistas, em Brasília, ele afirmou que não precisa de “cartinha” para demonstrar seu apoio às instituições.
Foto: Alan Santos/PR