Por CNN
A primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência, participando de um ritual umbanda.
“Isso pode, né! Eu falar de Deus, não”, escreveu Michelle em publicação compartilhada na noite da segunda-feira (08).
O vídeo, que mostra Lula recebendo um “banho de pipoca”, foi gravado em 26 agosto de 2021, na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele foi originalmente publicado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).
“Lula em Salvador abençoado e protegido pelo banho de pipoca usado nas oferendas para os Orixás Obaluayê na Umbanda”, escreveu o parlamentar na época.
Na segunda-feira, a vereadora paulistana Sonaira Fernandes (Republicanos) repostou o vídeo original, que foi compartilhado pela primeira-dama poucas horas mais tarde.
Janja, esposa do petista, usou suas redes sociais para responder ao compartilhamento de Michelle Bolsonaro.
“Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios”, escreveu.
Michelle Bolsonaro foi procurada pela CNN para comentar o caso, porém não respondeu até o momento da publicação deste texto.
Bolsonaro e Lula disputam cristãos
A publicação da primeira-dama é mais um capítulo da disputa entre Bolsonaro e Lula pelo eleitorado cristão.
Pesquisa Genial/Quest do mês de agosto para a corrida presidencial mostra que o presidente lidera entre os evangélicos: Jair Bolsonaro aparece 48% das intenções de votos entre o público, enquanto o petista tem 29%.
Por outro lado, Lula lidera entre os católicos. Enquanto o ex-presidente soma 51%, o candidato à reeleição pelo PL tem 27%.
A agenda recente de Bolsonaro reitera a disputa pelo recorte da população. Desde que iniciou sua pré-campanha, o presidente recorrentemente participa de marchas religiosas e cultos.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil