Por: Itatiaia
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), terá direito ao maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dentre todos os candidatos ao Governo de Minas nas eleições deste ano. Isso porque o candidato conseguiu reunir uma coligação que elegeu o maior número de deputados nas eleições de 2018. Na sequência aparecem o candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), Marcus Pestana (PSDB), Carlos Viana (PL) e Lorene Figueiredo (PSOL). A propaganda na TV e no rádio começa no dia 26 de agosto.
Cálculos preliminares feitos pela reportagem, com base nas regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que Kalil terá cerca de 6 minutos e 33 segundos diários no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Zema terá direito a cerca de 5 minutos e 52 segundos; Pestana, 3 minutos; Viana, 2 minutos e 52 segundos; e Lorene iIgueiredo, 41 segundos. Os outros cinco candidatos que concorrerão ao Governo de Minas terão direito a apenas 12 segundos diários.
A divisão oficial dos tempos de rádio e TV de cada candidato deve ser divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) na próxima semana.
Propaganda eleitoral 2022
Neste ano, conforme a Resolução TSE 23.610/2019, as propagandas para candidatos a governador serão veiculadas às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de 10 minutos cada. No rádio, o horário obrigatório é de 7h15 às 7h25 e de 12h15 às 12h25. Já na televisão, o horário é de 13h15 às 13h25 e de 20h45 às 20h55.
O TSE determina que, dos 20 minutos diários para propaganda eleitoral dos candidatos a vereador, 10% são divididos igualmente entre todos os candidatos. Como, até o momento, os partidos apresentaram registro de 10 candidatos, cada um deles terá direito a 12 segundos nos dias em que houver propaganda gratuita para candidatos a governador.
Os outros 18 minutos são divididos conforme a representação dos partidos que compõem a chapa de cada um deles na Câmara dos Deputados. Para isso, o TSE divulgou uma tabela com o número de parlamentares eleitos por cada uma das siglas. Outra informação importante é que, para efeito de cálculo do tempo de televisão, o TSE considera os seis maiores partidos ou federações.
Embora o governador Romeu Zema tenha conseguido articular uma chapa com um número maior de partidos, nove ao todo, foi Kalil quem conseguiu arregimentar partidos que somam um número maior de parlamentares.
Confira as coligações e o tamanho das bancadas:
Alexandre Kalil (PSD/PT/PCdoB/PV/PSB): 147 deputados
Romeu Zema (Novo/PP/Podemos/Solidariedade/Patriota/Avante/PMN/Agir/DC/MDB): 131 deputados
Marcus Pestana (PSDB/Cidadania/PDT): 65 deputados
Carlos Viana (PL/Republicanos/PRTB): 62 deputados
Lorene Figueiredo (PSOL/Rede): 11 deputados
Cabo Tristão (PMB): 0 deputados
Indira Xavier (UP): 0 deputados
Lourdes Francisco (PCO): 0 deputados
Renata Regina (PCB): 0 deputados
Vanessa Portugal (PSTU): 0 deputados
Confira o tempo de rádio e TV de cada candidato
Alexandre Kalil: 6 minutos e 33 segundos
Romeu Zema: 5 minutos e 52 segundos
Marcus Pestana: 3 minutos
Carlos Viana: 2 minutos e 52 segundos
Lorene Figueiredo: 41 segundos
Cabo Tristão, Indira Xavier, Lourdes Francisco, Renata Regina e Vanessa Portugal: 12 segundos cada
Foto: divulgação