Home Eleições Moraes assume comando do TSE, defende urnas eletrônicas e é aplaudido de pé

Moraes assume comando do TSE, defende urnas eletrônicas e é aplaudido de pé Diante de Bolsonaro, ministro disse que sistema eletrônico é orgulho nacional, condenou discursos de ódio e advertiu que 'liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia'.

16 de agosto de 2022, 21h35 | Por Redação - Blog do Lindenberg

by Redação - Blog do Lindenberg

Por g1

Resumo
O ministro Alexandre de Moraes assumiu a presidência do TSE com um discurso firme em defesa da democracia e das urnas eletrônicas

Aplaudido de pé pelas autoridades presentes, Moraes falou diante de Bolsonaro, que já atacou diversas vezes o sistema eleitoral sem apresentar provas

O novo presidente do TSE, que vai comandar a eleição de outubro, condenou discursos de ódio e quem usa o argumento da ‘liberdade de expressão’ para propagá-los

Moraes afirmou também que vai combater a disseminação de fake news durante o processo eleitoral

A cerimônia em Brasília reuniu 2 mil convidados. Bolsonaro e Lula ficaram frente a frente (veja fotos). Temer, Dilma, Sarney, ex-ministros do STF, governadores e parlamentares também estiveram lá

Últimas atualizações
Alexandre de Moraes encerra a cerimônia.

Há 25 minutos
Moraes diz que liberdade de expressão não pode ser usada como escudo para discurso de ódio e outros crimes. “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, não é liberdade de destruição da democracia.”

Há 32 minutos

Moraes foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes ao auditório do tribunal, em Brasília, ao defender a agilidade e a confiança do sistema eleitoral – ambas, possibilitadas pelas urnas eletrônicas.

“Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse. Leia a reportagem.

Há 39 minutos
Alexandre de Moraes faz 1º discurso como presidente do TSE.

Há 56 minutos
Discursa agora Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB. Ele defende o respeito ao resultado da eleição. “Todos os eleitos serão diplomados e tomarão posse.”

Há 1 hora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Próximo a falar é o procurador-geral da República, Augusto Aras. “Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral, no combate à desinformação e aos abusos de qualquer natureza. Estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime democrático”, disse o procurador-geral. Leia mais.

Há 1 hora
Mauro Campbell Marques, corregedor-geral eleitoral, é quem discursa agora. “Este tribunal está em cada urna eletrônica, em cada mesário, juiz ou juíza eleitoral, promotor ou promotora, está no coração do povo brasileiro. Moraes assumirá a liderança maior da democracia, e a seu lado estaremos todos nós”, afirmou. “Ninguém melhor que o nosso novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral para conduzir as eleições de modo firme, imparcial, técnico, previsível e democraticamente.”

Há 2 horas
Moraes é empossado oficialmente como presidente do TSE. Leia a reportagem. Na sequência, ele empossou Ricardo Lewandowski como vice-presidente.

Há 2 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachin e Moraes acompanham a leitura do termo de posse.

Há 2 horas
Primeiro a falar é o ministro Edson Fachin, que deixa a presidência do TSE.

Temer, Lula, Sarney e Dilma na posse de Moraes no TSE (Foto: Reprodução)

Há 2 horas
Dilma, Sarney, Lula e Temer foram acomodados na primeira fileira. Bolsonaro está na tribuna, ao lado de outros chefes de Poderes e de frente para os ex-presidentes.

Posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE reúne diversas autoridades. (Foto: Reprodução)

Bolsonaro e Lula, adversários na eleição presidencial, estão no TSE. O petista chegou acompanhado de Dilma, do ex-governador Geraldo Alckmin e de outros aliados. O presidente estava com a primeira-dama, Michelle, e o filho Carlos Bolsonaro.

 

Posse de Moraes no TSE reúne Bolsonaro, Lula e Dilma na noite desta terça-feira (16). (Foto: Reprodução/TSE)


Alguns dos presentes:

Jair Bolsonaro, presidente da República e candidato à reeleição;
Michel Temer; ex-presidente;
Dilma Rousseff; ex-presidente;
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente e candidato à Presidência;
José Sarney, ex-presidente;
Luiz Fux, presidente do STF;
Cármen Lúcia, ministra do STF;
Rosa Weber, ministra do STF;
Gilmar Mendes, ministro do STF;
Dias Toffoli, ministro do STF;
Luiz Roberto Barroso, ministro do STF;
Nunes Marques, ministro do STF;
André Mendonça, ministro do STF;
Marco Aurélio Mello, ex-ministro do STF;
Carlos Ayres Brito, ex-ministro do STF;
Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF;
Carlos Velloso, ex-ministro do STF;
Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa;
Rodrigo Garcia, governador de SP e candidato à reeleição;
Eduardo Paes, prefeito do Rio;
Simone Tebet, senadora e candidata à Presidência da República;
Ciro Gomes, candidato à Presidência da República.
Há 3 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE começa daqui a pouco. O g1 vai transmitir nesta página.

Há 3 horas
O ministro Alexandre de Moraes toma posse nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ricardo Lewandowski assume como vice-presidente.

A cerimônia reúne cerca de 2 mil convidados na sede do tribunal, em Brasília, entre eles o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Também participam governadores, parlamentares e embaixadores estrangeiros.

O ministro do STF tem atuado de maneira firme no combate às fake news e na defesa da democracia e das urnas eletrônicas. Como presidente do TSE, ele comandará o processo eleitoral de outubro.

Há 12 horas

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário