Por Metrópoles
Minutos antes da sabatina ao Jornal Nacional, na noite de segunda-feira (22/8), o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fez um momento de oração ao lado de ministros e assessores da campanha. Em vídeo compartilhado por aliados, o grupo reza um Pai Nosso nos bastidores dos estúdios da TV Globo.
Estavam com Bolsonaro os ministros Paulo Guedes (Economia), Fábio Faria (Comunicações) e Ciro Nogueira (Casa Civil), além do assessor especial da Presidência Vicente Santini, do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do chefe da comunicação da campanha, Fabio Wajngarten. É Wajngarten quem sugere ao grupo a oração: “Acho que vale a gente fazer uma mentalização positiva para o senhor”, diz ele.
Bolsonaro diz: “Eu já orei”. Mas aceita fazer uma nova oração coletiva. Alguém sugere um Pai Nosso e o grupo reza em voz alta. Ao final, eles aplaudem e um deles grita: “Vai, Brasil!”.
Veja o vídeo:
O presidente Jair Bolsonaro recusou um treinamento profissional de “media training”, mas aceitou a ajuda de familiares e de alguns auxiliares do Palácio do Planalto e da campanha para se preparar para a entrevista ao Jornal Nacional, que aconteceu na noite de segunda.
Entrevista
Inaugurando a série de entrevistas do jornal da TV Globo com os candidatos ao Palácio do Planalto, Bolsonaro foi entrevistado na noite de segunda pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio montado exclusivamente para as sabatinas dos presidenciáveis.
A entrevista teve momentos de embate entre os apresentadores e o candidato à reeleição. Em um deles, Bolsonaro “acusou” Bonner de, ao criticá-lo por se unir ao Centrão, o estar “estimulando a ser ditador”.
Bolsonaro também condicionou o respeito aos resultados das urnas a “eleições limpas e transparentes” e defendeu a “liberdade de expressão” de apoiadores que defendem o fechamento do Congresso em atos antidemocráticos.
Horas após a sabatina, Bolsonaro ironizou o apresentador William Bonner: “Foi uma enorme satisfação participar do pronunciamento de William Bonner Kkkkk”, escreveu.
As sabatinas com os postulantes à Presidência têm 40 minutos de duração e são feitas ao vivo diretamente dos “Estúdios Globo”, anteriormente chamado de Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As datas e a ordem das entrevistas foram definidas por sorteio em 1º de agosto com representantes dos partidos dos presidenciáveis. Veja:
Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL)
Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT)
Quarta-feira (24/8): sem entrevista
Quinta-feira (25/8): Lula (PT)
Sexta-feira (26/8): Simone Tebet (MDB)
Após a entrevista, Bolsonaro conversou com apoiadores na saída dos estúdios da Globo e abriu uma live. Ele voltou a convocar os bolsonaristas para atos em apoio ao governo no dia 7 de Setembro e encerrou a gravação dizendo que iria procurar “um cachorro-quente ou um churrasquinho de gato” para finalizar a noite.
Foto: Reprodução